Veja como foi o ciclo de: São Paulo (SP)

16/02/2017

QUANDO FOI:

16/02/2017

ONDE:

Auditório do Campus do Mercado Livre - Melicidade

Faça o download das apresentações feitas no CIclo MPE.net desta cidade.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. BAIXE AS APRESENTAÇÕES

Ciclo MPE capacita mais de 160 empreendedores em São Paulo no primeiro evento do ano

No dia 16/02, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) abriu a 14ª edição do Ciclo MPE.net, projeto que capacita de micros, pequenos e médios empreendedores para atuar no e-commerce.

O evento foi realizado no auditório do Mercado Livre (Melicidade), em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, e contou com mais de 160 participantes no local, além dos internautas que acompanharam as palestras pelo canal de YouTube da camara-e.net.

O presidente da camara-e.net, Leonardo Palhares (ao centro, na foto abaixo), falou sobre o crescimento do setor, que, mesmo em um ano de crise, movimentou R$ 44,4 bilhões em 2016, aumento de 7,4% ante os R$ 41,3 bilhões registrados em 2015 (dados da E-Bit). Ele destacou que o êxito do ciclo de seminários é resultado da integração de esforços e capacidade dos parceiros do projeto, que reúne empresas líderes dos principais setores do comércio eletrônico.

Também participaram da mesa de abertura o presidente do Mercado Livre Brasil, Helisson Lemos, o vice-presidente de Logística dos Correios, José Furian Filho, além do subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa do Governo do Estado de SP, Roberto Sekiya.

A programação do Ciclo MPE.net 2017 é formada por 19 seminários em diferentes estados brasileiros, que ocorrerão até novembro. As inscrições são gratuitas e ficam disponíveis no site www.ciclo-mpe.net.

Bruno Zamith, consultor do SEBRAE-SP, fez a primeira do dia sobre planejamento de uma loja virtual de sucesso. Na sequência, Thiago Estêvão Lopes, dos Correios, comentou os 05 principais desafios do e-commerce para as micros e pequenas empresas (MPEs) virtuais: Escalabilidade (manter o bom atendimento em meio à grande demanda), turnover (falta de mão-de-obra qualificada), estoque (manter a quantidade certa para atender a demanda), gerenciamento de pedido e custo fixo. O vice-presidente de Logística dos Correios, José Furian Filho (foto abaixo), complementou a palestra tirando dúvidas dos participantes sobre o e-Fulfillment, novo serviço de armazém da estatal.

 

Adriano Caetano, CEO da Loja Integrada, explicou os três tipos de plataforma para e-commerce (desenvolvimento próprio, código aberto e SAAS) e citou nove dicas para escolher a que melhor se adapta à MPE virtual. “Como aumentar a chance de conseguir crédito para investir no seu negócio” foi o tema da palestra do representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), André Luís de Barros Lima.

O evento ainda contou com palestras sobre meios de pagamento para o e-commerce, apresentada pelo diretor comercial da Braspag, Luís Lima (foto abaixo) e padrões de identificação no e-commerce, ministrada pelo executivo de negócios da GS1 Brasil, Marcelo Sá. O diretor do Mercado Livre, Leandro Soares, e o CEO da escola Internet Innovation, Fábio Pires, falaram, respectivamente, sobre as vantagens de vender no marketplace e a evolução do marketing digital.

Tour pela MeliCidade e oficina pós-evento

Os participantes do Ciclo MPE tiveram a oportunidade de conhecer a nova sede do Mercado Livre Brasil, a Melicidade, inaugurada em agosto de 2016. O local possui 140 salas de reunião, 11 salas de treinamento, auditório com capacidade para 200 lugares, arquibancada para eventos internos, biblioteca e espaços de descanso.

Na sexta-feira seguinte ao evento, 17/02, a camara-e.net realizou uma oficina prática para os participantes do Ciclo MPE.net. A analista de negócios do Sebrae-SP, Denise Marques Weinstock, mostrou a ferramenta Canvas para os futuros empreendedores digitais, enquanto Cezar Sevilhano, representante dos Correios, apresentou a ferramenta SIGEP WEB, que auxilia os lojistas virtuais a gerenciar o envio das encomendas.

Márcio Oliveira, especialista em e-commerce da Loja Integrada, mostrou o passo a passo para abrir uma loja virtual. Participantes da oficina tiraram dúvidas sobre cadastro de produtos, integração logística, meios de pagamento, checkout, entre outros pontos.

Repercussão na mídia

O Ciclo MPE de SP chamou a atenção da imprensa, que divulgou os releases produzidos pela equipe da camara-e.net e patrocinadores e repercutiu o tema do comércio eletrônico como caminho para geração de empregos e novos negócios.

O jornal SPTV, 1ª edição, da Rede Globo, por exemplo, exibiu reportagem sobre as oportunidades do comércio eletrônico para quem está desempregado, com entrevistas do presidente da camara-e.net e de participantes do evento. Assista à reportagem em: http://g1.globo.com/sao-paulo/sptv-1edicao/videos/t/edicoes/v/criacao-de-lojas-online-e-opcao-para-quem-perdeu-emprego-em-sp/5676401/

 

CLIQUE AQUI E ACESSE O ÁLBUM COMPLETO DE FOTOS DO EVENTO


Fonte: assessoria de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)


Ver todas as fotos
Flicker
  • Redes sociais
Realização
Realização Camara-e.net
Apoio
Mercado Livre
Sebrae
Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Higienópolis Offices Tower - Av. Angélica, 2.503 - 5 andar, sala 56, 01227-000 - Consolação - São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
2018 - Todos os direitos reservados
  • Patrocínio Master
  • Realização