veja como foi o ciclo de:

Belém/PA

 14/08/2014

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Empreendedores de Belém procuram capacitar-se para o e-commerce

 fotos

 

Manoel, Raimundo e Leonardo são empresários da cidade de Belém (PA) que planejam entrar em breve no mundo das vendas online. Além disso, os três têm algo mais em comum. Procuram informações e mais conhecimentos especializados sobre esse tipo de negócio. Por isso, estiveram na última quinta-feira, dia 14/8, no auditório do Belém Soft Hotel, no bairro de Nazaré, para assistir às palestras do seminário do Ciclo MPE.net sobre comércio eletrônico.

Realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), o Ciclo MPE.net percorre já há onze anos diversas cidades brasileiras com o objetivo de difundir o comércio eletrônico entre micro e pequenos empresários. As palestras sobre planejamento, plataformas de lojas virtuais, logística do e-commerce, sistemas de pagamento online e marketing digital já atraíram cerca de 60 mil participantes ao longo desse período.

Em Belém, dezenas de empreendedores participaram do seminário. Entre eles, estava Manoel Souza. Dono de uma empresa de produtos de segurança eletrônica (câmeras, interfone, fechaduras e cercas elétricas), que funciona já há dez anos, ele já possui um site e pretende realizar vendas por meio dele. “Quero mais conhecimento sobre esse tipo de negócio para, em um prazo curto, vender nossos produtos pela internet. Hoje, nossa loja física tem limites para atrair novos consumidores. Por isso, queremos vender pela internet. Para que nossos produtos cheguem ao consumidor com comodidade, sem que ele precise se deslocar para comprar nossos equipamentos”, disse Souza.

Raimundo Moreira mora em Belém há sete anos. Ele vende roupas e acessórios em quatro lojas físicas estabelecidas na cidade. Três delas atendem o varejo e uma delas faz vendas por atacado, inclusive, para outras cidades do estado do Pará. “Tenho planos de vender pela internet, mas estou percebendo que é necessário ter uma infraestrutura bem ajustada. Não sei se isso será possível no curto prazo. Percebi pelas palestras que esse tem de ser um passo bem pensado e planejado. Mas, estamos inaugurando um projeto de loja itinerante, e acredito que isso será uma boa oportunidade para fazer um link com o comércio eletrônico. As palestras do Ciclo MPE.net me esclareceram muitas coisas e detalhes sobre o que preciso fazer para construir uma loja virtual de sucesso.”

Leandro Akio Yamagushi trabalha com moda masculina. Tem uma loja no centro de Belém que opera há seis anos. “Pelo fato de os dados apontarem para o lado do e-commerce como vetor de vendas, decidimos colocar em prática aquilo que já planejamos há dois anos: ingressar no comércio eletrônico”, disse o jovem empresário, que vai abrir sua loja virtual em setembro.

Leandro produz suas peças e as vende também para outros estados, como Amazonas, Amapá e Maranhão. Mas, segundo ele, pretende mudar o foco, hoje voltado para o atacado, em razão das condições do mercado e da inadimplência, para se dedicar ao e-commerce e conseguir margens de rentabilidades maiores a aumentar a lucratividade da empresa. “Hoje, nosso foco de venda são bermudas, regatas, t-shirts, sungas, sandálias e acessórios. Produzimos com maquinário totalmente moderno. Vender pela internet é a possibilidade de ampliar nossa presença no mercado, obter segurança de venda e elevar nosso ticket médio.”

Para Yamagushi, a maior dificuldade para quem está começando seu negócio é ter informações de qualidade que deem sustentação às decisões. “Tenho buscado mais capacitação para operar no e-commerce. Procuro informações de especialistas que entendem esse mercado. Por isso, acho importante que os novos empresários participem de eventos como o Ciclo MPE.net. As palestras são muito interessantes para quem está começando. As apresentações são acima da média.”

O seminário do Ciclo MPE.net em Belém foi encerrado com o sorteio de um notebook. Fabyo A.V. C. Santos foi premiado com o equipamento.


Na foto: Fabyo A. V. C.(centro), ganhador do Notebook com Lilian Suely Monfredo Gomes (esq.),
palestrante dos Correios e Alvino Amaro (dir.), palestrante da Locaweb.

ver o album
QUANDO FOI:

14/08/2014

ONDE:

Soft Hotel Belém - Auditório Topázio

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae