veja como foi o ciclo de:

Arapiraca/AL

 24/04/2014

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Seminário sobre comércio eletrônico reúne empreendedores de Arapiraca

 fotos

 

O comércio eletrônico é um assunto que está em alta em Arapiraca. A cidade alagoana recebeu na última quinta-feira, 24/4, o Ciclo MPE.net, evento organizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) que tem o objetivo de capacitar micro e pequenos empresários que desejam operar lojas virtuais. O seminário sobre e-commerce aconteceu no auditório do Hotel Novo Sol Nascente e reuniu empresários do comércio e de serviços, profissionais de tecnologia da informação e estudantes.

Arapiraca é o segundo maior município de Alagoas, com aproximadamente 220 mil habitantes. A cidade, localizada no centro geográfico do Estado, destaca-se como importante polo comercial da região agreste, atendendo também o sertão e o Baixo São Francisco. Sua área de influência direta abarca uma população de aproximadamente meio milhão de habitantes.

Nos anos 70, Arapiraca ficou conhecida como a "Capital do Fumo" por ser um dos maiores produtores de tabaco do país. A partir dos anos de 1980, seu crescimento econômico passou a basear-se no comércio, com suas tradicionais feiras livres, e nos serviços. Também a indústria teve relativo crescimento nas últimas décadas.

A cidade tem apresentado grande dinamismo no empreendedorismo. Por isso, o Sebrae de Alagoas, que é um dos principais parceiros do Ciclo MPE.net, foi o maior entusiasta da realização do evento, pela primeira vez, em Arapiraca. O interesse pelo comércio eletrônico é crescente no meio empresarial. Vários comerciantes que possuem lojas físicas estão atraídos pela ideia de ampliar suas vendas por meio da internet.

O publicitário Valdenio Freitas, diretor de projetos da Agência NIC, que trabalha com empresas de várias cidades de Alagoas, assistiu às palestras do Ciclo MPE.net. Ele disse que os empresários alagoanos estão sintonizados com a expansão do comércio eletrônico e procuram ampliar seu conhecimento sobre o assunto. “Pequenos e médios empreendedores de Arapiraca e região estão focados em montar lojas virtuais para vender seus produtos e serviços pela internet. Até porque o avanço é imensurável. As dimensões do comércio online derrubam as barreiras geográficas e a perspectivas de negócios ampliam-se enormemente.”

A abertura do Ciclo MPE.net em Arapiraca teve a participação de Maria de Fátima Santos, gerente da Unidade de Acesso ao Mercado do Sebrae de Alagoas, de Zélia Azevedo, gerente adjunta da Regional Arapiraca do Sebrae-AL, e de Warley Paulino Pires, gerente de vendas dos Correios de Alagoas. A secretária municipal de Indústria e Comércio, Mirka Lúcio Barbosa, acompanhou as apresentações sobre a infraestrutura e a logística do e-commerce.


Susylane F. do Espirito Santos (à esq.), ganhadora do e-Reader Kobo, com Bianca Luttenschlager (à dir.), palestrante da Locaweb.

A Camara-e.net promoveu sorteios com o público do seminário. Susylane F. do Espirito Santos foi premiada com um leitor de livro digital Kobo. Anderson Fabio M. de Moura foi o ganhador do notebook. O Sebrae também sorteou uma consultoria em Marketing Digital com duração de 15 horas.


Anderson Fabio M. de Moura (à esq.), ganhador no Notebook, com Warley Paulino Pires (à dir.), palestrante dos Correios.

ver o album
QUANDO FOI:

24/04/2014

ONDE:

Hotel Sol Nascente

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae