veja como foi o ciclo de:

Uberlândia/MG

 03/04/2014

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Empreendedores de Uberlândia participam de seminário sobre e-commerce

 fotos

 

Micro e pequenos empresários de diversos setores, profissionais de TI, desenvolvedores e estudantes participaram na quinta-feira, 3/4, do seminário Como Levar sua Empresa para o Mundo das Vendas Online, realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) no auditório do Senac em Uberlândia.

A cidade do Triângulo Mineiro foi a segunda do Estado de Minas Gerais a receber a série de palestras sobre e-commerce programadas para a edição deste ano do Ciclo MPE.net. Belo Horizonte (em 27/3) e Juiz de Fora (em 10/4) também integram o circuito mineiro desse ciclo, que vai percorrer, ao longo do ano, 21 cidades brasileiras, com o objetivo de capacitar micro e pequenos empresários para operarem no comercio eletrônico.

Alessandra de Faria Marques, supervisora pedagógica do Senac - Uberlândia, Clarice Mara Sousa e Silva, coordenadora de vendas e representante da Gerência Regional dos Correios do Triângulo-Noroeste, e Camila Rocha, analista técnica do Sebrae - Regional Triângulo, participaram da mesa de abertura do evento.

Ao longo do dia, os participantes assistiram a oito palestras sobre diversos aspectos do comércio eletrônico - como planejamento, plataformas de e-commerce, logística, sistemas de pagamento online, vendas pelo marketplace e marketing digital - e a uma exposição de um case de sucesso.

O consultor do Sebrae Douglas Resende deu algumas sugestões para quem pretende ingressar no e-commerce. Segundo ele, é essencial o planejamento do negócio, definir bem um nicho de mercado, estabelecer estratégias e buscar o máximo de conhecimento sobre as tecnologias disponíveis. Destacou também a importância da logística, de se ter uma boa rede de distribuição que permita rapidez nas entregas e benefícios para os clientes, e o marketing online.

Resende disse que o empreendedor precisa conhecer as tendências do mercado, quem são os seus concorrentes, como atuam e se posicionam. Precisam também pesquisar e conhecer tudo sobre seus fornecedores e como eles trabalham, bem como avaliar todas as potencialidades e fragilidades dos seus produtos. Segundo o consultor do Sebrae, todo os processos de cada fase da venda devem ser bem definidos e descritos.

“Sugiro a quem está começando seu empreendimento a não se prender a paradigmas. Existem vários modelos de negócios hoje no mercado e vale a pena dedicar o seu tempo para conhecê-los melhor. O mais importante e atender bem o consumidor e procurar superar suas expectativas”, disse Douglas Resende.

As 170 pessoas que estiveram no auditório do Senac de Uberlândia, além de ouvirem as nove exposições que compuseram a programação, também participaram de sorteios de um leitor de livro digital Kobo e de um notebook. O participante Wesley de Souza ganhou o computador.


Wesley de Souza (à dir.), ganhador do notebook, com Paulo Fainzilber (centro), do Canal da Peça.

ver o album
QUANDO FOI:

03/04/2014

ONDE:

Auditório SENAC

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae
ESPM
Realização:
camara-e.net