veja como foi o ciclo de:

Pelotas/RS

 20/03/2014

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Seminário em Pelotas ensina empreendedores a atuar no e-commerce

 fotos

 

Pelotas, no Rio Grande do Sul, foi a segunda cidade a receber este ano o seminário do Ciclo MPE.net. Mais de cem pessoas estiveram na sede da Associação Comercial, no centro da cidade, na quinta-feira, 20/3, para assistir a palestras que tratam de temas essenciais para quem pretende montar uma loja virtual. Promovido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – Camara-e.net já há onze anos, este ciclo tem o objetivo de capacitar micro, pequenos e médios empresários para atuar no e-commerce, orientando os participantes sobre assuntos relacionados à infraestrutura e à operação do comércio eletrônico e ao marketing digital.

Participaram da mesa de abertura do seminário Sérgio Lemos de Almeida, gerente de vendas dos Correios na Região de Pelotas, e Márcia Pedrotti Porto, gestora de Comércio e Serviços do Sebrae de Pelotas – Regional Sul. Correios e Sebrae estão entre os patrocinadores do evento, que vai acontecer também em outras 20 cidades brasileiras, em uma programação que segue até novembro.

Segundo o consultor do Sebrae Claudino Camargo Abreu, o público jovem de Pelotas está muito voltado à modernidade e às facilidades de acesso a rede de informação, ao e-commerce, à internet e ao celular. “Esse público é o que mais faz o comércio eletrônico se movimentar. Hoje, as facilidades de acesso aos mecanismos da informática têm permitido o crescimento das compras pela internet por diversos meios.”

O consultor destacou que Pelotas tem hoje cerca de 320 mil habitantes fixos e mais uma população flutuante de cerca de 40 ou 50 mil, na maioria estudantes que estão na cidade. “Tudo isso faz com que a atividade comercial se destaque como a mais dinâmica. Pelotas é uma referência comercial e empresarial. Uma referência empreendedora, uma vez que representa 6,5% das micro e pequenas empresas estabelecidas na região sul do Estado.”

Hoje o segmento comercial predomina. O município já foi uma referência da indústria do doce, uma tradição da cidade, porém não mais a atividade econômica central. A indústria atual está mais focada no agronegócio. À produção e beneficiamento do arroz, principalmente.

O palestrante Antonio Rochedo Martinelli, dos Correios, destacou que os clientes que mais crescem nas carteiras dos gestores de conta da empresa são aqueles que atuam na web. “Clientes ligados à internet que trabalham em segmentos distintos de mercado apresentam uma desempenho nas vendas tão expressivo que o tempo de gestão de suas carteiras acaba sendo menor. Ou seja, notamos que é muito rápida a ascensão comercial desses clientes.”

O representante dos Correios disse que o comércio eletrônico é um mercado em ebulição. Enquanto o PIB do país cresce na ordem de 2,5%, o mercado de internet cresce na casa dos 28,8% ao ano. Na avaliação de Martinelli, isso dá o tamanho do descompasso entre o mercado tradicional, com todos os custos formais de loja, de instalação e de segurança, e o mercado web.  Ele destacou ainda que a proposta da Camara e-net de realizar o Ciclo MPE.net é muito centrada no atual momento econômico e bastante realista em relação ao mercado. “Hoje no Brasil, com uma população de 200 milhões, temos 100 milhões de pessoas navegando pela internet. As possibilidades de venda, de negócios e de divulgação de produtos e serviços são imensas. Trata-se de um mercado ainda muito virgem para se trabalhar no Brasil.”

Os Correios são o maior operador logístico do Brasil, com presença nos 5,5 mil municípios do país e com a maior capilaridade instalada. Martinelli destacou que o E-Sedex, serviço de entrega lançado especialmente para atender o e-commerce, demonstra crescimento sensível na região. Um exemplo: “O serviço foi aberto há três anos na cidade de Camaquã para atender a demanda de uma única empresa. Hoje, já temos cinco empresas cadastradas naquela cidade.”


Vinícius de Andrade (centro), ganhador do e-reader Kobo, com Bruna Lourencetti (à dir.), do MercadoLivre.

Os participantes do Ciclo MPE.net em Pelotas participaram de dois sorteios realizados durante o evento. Fabio Daniel Volcão foi agraciado com um leitor de livro digital Kobo e Vinícius de Andrade ganhou um notebook.


Fabio Daniel Volcão (à esq.), ganhador do notebook, com Antonio Rochedo Martinelli (à dir.), dos Correios.

ver o album
QUANDO FOI:

20/03/2014

ONDE:

Associação Comercial de Pelotas

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae