veja como foi o ciclo de:

Juazeiro do Norte/CE

 31/10/2013

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Ciclo MPE.net em Juazeiro do Norte une tecnologia e tradição

 fotos

 

Juazeiro do Norte é nacionalmente conhecida por receber todos os anos milhares de romeiros que se dirigem à cidade para reverenciar o beato Padre Cícero. Mas além do chamado turismo religioso, o município cearense também se destaca por ser um polo comercial vigoroso. Na quinta-feira, 31/10, empresários da região mostraram que o comércio eletrônico também começa a fazer parte do cotidiano e da vida econômica local. Mais de cem pessoas estiveram presentes no seminário do Ciclo MPE.net – Comércio Eletrônico para Micro, Pequena e Média Empresa, realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) no Palácio da Microempresa Cariri.

Ao longo do dia, o público assistiu a nove palestras sobre os principais temas do e-commerce. O workshop mostrou as facilidades e os cuidados necessários para se abrir uma loja virtual de sucesso. Também tratou das questões de logística e dos meios de pagamento on-line. As estratégias de marketing foram abordadas nas palestras sobre webmarketing, redes sociais e na que discutiu a utilização da internet a favor das empresas. Financiamento e oportunidades de negócio, certificação digital e inovação por meio de múltiplos dispositivos foram outros assuntos presentes no seminário.

Na abertura do evento, representantes dos principais patrocinadores do Ciclo MPe.net demonstraram a importância que o e-commerce assume na economia da região nordeste. Essa foi a análise feita por Ricardo Sergio Moreira de Souza, analista dos Correios e promotor de vendas na Diretoria Regional do Ceará, e por Tania Porto, articuladora do Escritório Regional do Cariri do Sebrae e anfitriã do evento em Juazeiro de Norte.

Entre os participantes havia pessoas de várias cidades da Região Metropolitana do Cariri, cujo centro principal engloba os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, além de outras seis cidades que a integram. Juazeiro do Norte é atualmente a quinta maior economia do Estado. A cidade possui diversas indústrias do ramo têxtil, de bebidas, de ourivesaria, construção civil, metalurgia e de máquinas de costura, além do artesanato tradicional, bastante conhecido no Brasil e no exterior.

O seminário do ciclo MPe.net foi encerrado com a apresentação de um case de sucesso que mostra como a tradição do artesanato local e as modernas tecnologias podem andar de mãos dadas. A artesã Maria Miguel de Oliveira, conhecida como Rosinha, falou sobre a INI redes, projeto da Associação Comunitária de Mocotó, que tem a tradição e a expertise da produção e comercialização de redes de dormir, com tecido sol a sol e varanda de crochê. O projeto da associação reúne mais de mil artesãos que se dedicam ao processo de produção das redes desde a fiação, passando pela manipulação de teares manuais, montagem e agregação de diversas técnicas como o crochê. Rosinha contou como a internet tem alavancado as vendas das redes em todo o Brasil e no exterior, onde já se forma um mercado consumidor especializado. A Associação de Rosinha é hoje uma referência de representatividade cultural, econômica e social do sul do Ceará.

Sorteio - Juazeiro do Norte - 31 de outubro de 2013 - Ciclo MPE.net 10 anos (18)
Dona Rosinha e George Cruz Alves, ganhador do notebook.

O público do Ciclo MPe.net em Juazeiro do Norte também participou de um sorteio promovido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. George Cruz Alves ganhou um notebook das mãos de dona Rosinha e Rogério Alves da Silva foi premiado com um leitor de livro digital Kobo.

Sorteio - Juazeiro do Norte - 31 de outubro de 2013 - Ciclo MPE.net 10 anos (8)
Rogério Alves da Silva, ganhador do e-Reader Kobo, entre Tania Porto (esq.), do Sebrae Ceará, e Juliana Ribeiro (dir.), palestrante do UOLHost e PagSeguro.

ver o album
QUANDO FOI:

31/10/2013

ONDE:

Palácio da Microempresa do Cariri

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae