veja como foi o ciclo de:

Boa Vista/RR

 26/09/2013

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Roraima: uma vasta fronteira para o comércio eletrônico

 fotos

 

O e-commerce começa a despertar o interesse dos empreendedores do Estado de Roraima. Na última quinta-feira, 26/9, a capital Boa Vista recebeu o seminário do Ciclo MPE.net: Comércio Eletrônico para Micro, Pequena e Média Empresa, realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net). O evento teve o objetivo de oferecer informações essenciais para quem pretende montar uma loja virtual de sucesso.

Ferramentas e plataformas para criar sites de e-commerce, logística, meios de pagamento online, certificação digital, webmarketing e marketplace, redes sociais, inovação por meio de múltiplos dispositivos e linhas de financiamentos e oportunidades de negócios foram alguns dos temas tratados pelos palestrantes no espaço Ideias - Centro Empresarial, em Boa Vista.

Na abertura do evento, falaram os representantes dos Correios, Valdir Lopes, assistente comercial, e da Uol Host, Felipe Ronan. O público formado majoritariamente por empresários também teve a oportunidade de conhecer serviços e soluções voltados ao e-commerce oferecidos por empresas de diferentes segmentos: Correios, UolHost, Uol PagSeguro, BNDES, Mercado Livre, Certisign, Goomark e Microsoft.

O Estado de Roraima tem ainda um baixo número de empresas que atuam no comércio eletrônico. Cresce, porém, o interesse dos empresários em relação as oportunidades abertas pela internet. A expansão da banda larga e do acesso à rede por meio de dispositivos mobile coloca um novo desafio para os empreendedores do Estado, que passa por uma grande transformação nos segmentos do comércio e dos serviços.

Roraima é um estado em formação, com estrutura administrativa ainda muito nova. Situado no extremo norte do país, ele tem quase dois mil quilômetros de fronteiras internacionais que envolvem dois países, a Venezuela e República da Guiana, além de ser vizinho de dois estados brasileiros, Amazonas e Pará. Com 450 mil habitantes, sua população é majoritariamente jovem: 68% dela é formada por pessoas entre 0 e 29 anos.

O estado é composto por 15 municípios. A capital Boa Vista tem população de 285 mil habitantes e é uma cidade bem planejada, que se constitui no principal pólo econômico de Roraima. Com a economia voltada essencialmente para o agronegócio, Roraima se vale de uma posição estratégica para o escoamento da produção para os países vizinhos, que se apresentam como economias emergentes. A pecuária e o cultivo de arroz são as principais atividades do estado, que também se notabiliza pela produção de soja, milho, produtos agroflorestais, biocombustível e frutas tropicais.

O Estado de Roraima oferece uma gama de benefícios para novos empreendimentos industriais e comerciais, como incentivos fiscais e extrafiscais, além do apoio de fundos de desenvolvimento que estimulam a implantação de projetos de todos os portes nas áreas urbanas e rurais. Esse conjunto de condições abre perspectivas para novos negócios também na área de serviços e especialmente para o comércio eletrônico, quase inexplorado ainda na região.


Rodolfo Rodrigues (à direita), ganhador no notebook, com Felipe Ronan, do UOLHost.

O seminário do Ciclo MPE.net lançou mais uma semente nesse campo bastante fértil. Os participantes tiveram oportunidade de avaliar e vislumbrar o potencial de suas ideias de empreendimento. No evento, também foram sorteados dois brindes. Rodolfo Rodrigues ganhou um notebook e Maria Selma dos Santos Oliveira foi premiada com um leitor de livros digitais Kobo.


Maria Selma dos Santos Oliveira (centro), ganhadora do e-Reader Kobo, com Juliana Ribeiro do PagSeguro do UOL(à esquerda) e Bruna Lourencetti do MercadoLivre (à direita).

ver o album
QUANDO FOI:

26/09/2013

ONDE:

Ideias Centro Empresarial - Auditório Monte Caburaí

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae