veja como foi o ciclo de:

Imperatriz/MA

 12/09/2013

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Camara-e.net realiza seminário em Imperatriz/MA

 fotos

 

Seminário do Ciclo MPE.net realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico no Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz, na quinta-feira, 12/9, reuniu 140 pessoas. Empreendedores da cidade do sudoeste do Maranhão e imediações participaram de uma série de palestras sobre como construir uma loja virtual e formatar um negócio de sucesso na área do comércio eletrônico.

Participaram da mesa de abertura do seminário Danilo Lisboa Borges, gerente do Sebrae Regional de Imperatriz, Oseas Moreira, gerente comercial da Associação Comercial de Imperatriz, José Elias Mendonça, diretor comercial da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Imperatriz, Rogério Pereira da Silva, gerente comercial dos Correios, e Felipe Ronan, da UOLHost.

Imperatriz possui um comércio vigorosos e oferece suporte logístico para um grande conjunto de atividades desenvolvidas no sul do Maranhão, no norte do Tocantins e no leste do Pará. Vários participantes do seminário do Ciclo MPE.net destacaram o potencial da cidade para novos empreendimentos no e-commerce.

Caroline de Oliveira é um exemplo. A empresária atua no setor de prestação de serviços há oito anos. Administradora de empresas, com especialização em gestão empresarial, ela tem algumas ideias em mente para colocar em prática e está buscando parcerias. Segundo ela, a participação no Ciclo MPE.net visa agregar conhecimento e adaptar suas ideias às informações oferecidas pelo seminário.

“O comércio eletrônico é uma tendência no país inteiro. Em Imperatriz não é diferente. A cidade está inserida nesse processo já há muito tempo. Temos aqui muitos empreendedores. A questão são os incentivos, inclusive financeiros, porque muitas das tecnologias dependem de dinheiro. Imperatriz não está afastada da realidade do que acontece em São Paulo, Rio de Janeiro Brasília. Tem muita gente com boas ideias, que só precisam de um apoio”, concluiu Caroline.

O empresário Leonardo Varão está estabelecido já há alguns anos em Imperatriz. Ele começou vendendo camisetas com estampas personalizadas pela internet. Hoje, trabalha com uma gama variada de produtos personalizados como canecas, sandálias, travesseiros e outros. “Comecei com uma loja virtual e tive necessidade de abrir uma loja física, por conta da grande procura. Quando construí a loja virtual, comecei a vender muito rapidamente para todo o Brasil, do sul ao extremo norte”, disse Varão.

Segundo Varão, a maior dificuldade para os empreendedores é realmente a falta de conhecimento. Ele avalia que as pessoas ainda tendem a pensar um negócio comercial a partir de um ponto físico, o que representa gastos e custos altos. Geralmente, as pessoas também não sabem o que e como vender. “Falta informação. Mas eventos como o Ciclo MPE.net ajudam as pessoas a conhecer mais e as estimulam a desenvolver novas ideias. Eu, particularmente, gostei do seminário porque permitiu maior proximidade com algumas empresas com as quais eu já trabalho.”

Com atuação na área de marketing digital, o empresário Gerson Miranda destacou algumas características do mercado local. Para estabelecer sua empresa de marketing digital, construção de sites e de lojas virtuais, pesquisou profundamente o mercado de Imperatriz e região, durante dois anos. Ele decidiu montar a empresa na cidade porque observou um vasto campo para oferecer suporte para empresas que desejam investir em sites e lojas virtuais.

“Imperatriz é a segunda maior cidade do Maranhão e seu crescimento surpreende a cada ano. Existem aqui muitos investidores de fora e numerosos empreendedores arrojados. Conhecemos várias pessoas que estão construindo lojas virtuais, fazendo parcerias e novos negócios. As pessoas estão se convencendo de que realmente o mercado online e a internet são sinônimos de existir. Quem está fora dela está fora do mercado e perdendo dinheiro”, afirmou Miranda.


Eduardo Junho Carneiro Bezerra(centro), ganhador do e-Reader Kobo.

O Ciclo MPE.net em Imperatriz foi uma excelente oportunidade para discutir as potencialidades do Estado para fomentar novos negócios na internet. O evento foi encerrado com uma série de sorteios. O participante Eduardo Junho Carneiro Bezerra ganhou um e-Reader Kobo e o Natalino Barbosa de Morais levou um notebook.


Natalino Barbosa de Morais(centro), ganhador do notebook.

ver o album
QUANDO FOI:

12/09/2013

ONDE:

Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae