veja como foi o ciclo de:

Manaus/AM

 25/07/2013

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Manaus se consolida como polo de crescimento do comércio eletrônico na Região Norte

 fotos

 

Ciclo MPE.net chegou à região Norte do país. Na última quinta-feira, 25/7, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) realizou em Manaus (AM) o seminário Oportunidade para Micro e Pequeno Empresário Abrir sua Loja Virtual. O evento reuniu cerca de 170 pessoas no auditório do Quality Hotel, no bairro de Adrianópolis.

Participaram da abertura do seminário Fernando Ricci, secretário executivo da Camara-e.net,  Nelson Luiz Gomes Vieira da Rocha, diretor superintendente do Sebrae-AM, e Ronaldo Evangelista Teixeira, diretor adjunto dos Correios. O público do seminário, formado por empresários, profissionais de tecnologia da informação e estudantes, assistiu a uma série de palestras sobre os principais temas do e-commerce.

Álvaro Correia, chefe do Departamento de Relações com o Governo do BNDES, salientou que o evento tem grande importância por se tratar de Manaus, uma cidade estratégica para o desenvolvimento regional  e para o crescimento do comércio eletrônico. “A Região Norte, como um dos motores do crescimento atual do Brasil, vem sendo enxergada com muito carinho pelo BNDES. Temos abordado todos os focos de desenvolvimento da região, como as grandes obras que estão sendo tocadas aqui, mas principalmente a própria dinâmica do capitalismo regional, que envolve também as micro e pequenas empresas.”

Segundo Correia, o comércio eletrônico já é uma realidade para as micro e pequenas empresas. ‘’É a nova fronteira do crescimento. O aumento das vendas por meio eletrônico significa o elemento focal para alavancar o crescimento dessas empresas.”  O representante do BNDES destacou também que o Estado do Amazonas sempre chamou muita atenção desde a época da Zona Franca. Porém, atualmente, outros tipos de empreendimentos estão sendo desenvolvidos, formando novas cadeias de negócios.

“Manaus é uma das cidades mais modernas do país e está se qualificando para 2014, para receber a Copa do Mundo. Diversos nichos econômicos vão se desenvolver. É preciso pensar formas de desenvolvimento baseadas na sustentabilidade, já que Manaus tem a peculiaridade de ser um polo econômico localizado totalmente no meio da maior floresta equatorial do mundo. Sustentabilidade e inovação são os grandes desafios da região”, afirmou Álvaro Correia.

O consultor do Sebrae-AM James Italiano também mencionou a importância da Copa do Mundo para ampliar o acesso de qualidade à internet . Segundo ele, a Copa vai levar a Manaus, de forma obrigatória, já que é uma das exigências da Fifa, melhorias para a infraestrutura da internet. “Já existem alguns incentivos, mas a 4G chegou a Manaus de forma muito tímida ainda. É necessário prover maior capilaridade à rede com maior número de antenas. Acredito que essa infraestrutura será criada nos próximos meses e que este será um legado importante desse grande evento esportivo para a cidade.”

O seminário do Ciclo MPE.net em Manaus empolgou os participantes. Ao longo do dia, o público assistiu a dez apresentações, que se realizaram entre as 9 horas e 19 horas. Durante o seminário, foram realizados dois sorteios. A participante Karilyn Ito foi a ganhadora de um notebook e Deivid Carneiro levou um leitor de livros digitais Kobo.

ver o album
QUANDO FOI:

25/07/2013

ONDE:

Quality Hotel Manaus

Patrocínio:
Goomark
Locaweb
MercadoLivre
MercadoPago
Microsoft
Apoio:
Canal da Peça
ACIRP