veja como foi o ciclo de:

Poços de Caldas

 04/04/2013

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Seminário em Poços de Caldas reúne 250 pessoas

 fotos

 

Empreendedores do sul de Minas Gerais assistiram ao seminário do Ciclo MPE.net – Oportunidade para micro, pequeno e médio empresário abrir sua loja virtual, realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – Camara-e.net, nesta quinta-feira, 4/4, em Poços de Caldas, no Espaço Cultural da Urca. O evento reuniu cerca de 250 pessoas, na maioria empresários da cidade e dos municípios vizinhos.

A série de palestras sobre temas do e-commerce foi aberta pelo secretário executivo da Camara-e.net, Fernando Ricci, ao lado de Gustavo Fonseca, dos Correios, de Ivan Figueiredeo, analista técnico da Microrregião de Poços de Caldas do Sebrae-MG, de Rafael Petrocelli, economista do BNDES, e de Felipe Ronan, da UOLHost.

Já há dez anos que a Camara-e.net realiza esse projeto de capacitação de micro e pequenos empresários em diversas cidades do país. Esta foi a primeira vez que o Ciclo MPE.net passou pela cidade do sul de Minas. Conhecida por sua vocação turística, Poços de Caldas concentra também importantes empresas da área de mineração, que exploram as grandes jazidas de bauxita, bem como de fertilizantes e de fibras químicas para o setor textil. O setor leiteiro e a produção de laticínios também têm importância econômica significativa para a região.

Além do parque industrial instalado na cidade, existe uma forte atividade comercial, incrementada pela interação com os muniícipios vizinhos. Poços de Caldas é uma capital regional, que polariza dezenas de pequenas cidades do seu entorno no que diz respeito  à distribuição de bens e serviços.

O analista técnico de Sebrae-MG Ivan Figueiredo explica que as cidades da microrregião de Poços de Caldas (Albertina, Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas, Inconfidentes, jacutinga, Monte Sião ouro Fino, Santa Rita de Caldas) concentram várias atividades agrícolas, industriais, comerciais e de serviços, conferindo uma grande diversificão à economia regional. Ele destaca, como exemplo, o setor de malharia, principal atividade de alguns desses municípios, reconhecidos nacionalmente como importante polo desse segmento.

Ainda segundo Ivan Figueiredo, 98% das empresas de Poços de Caldas são de pequeno porte. E isso explica o grande interesse do público da cidade pelo seminário do Ciclo MPE.net. Em especial, dos empreendedores que percebem no comércio eletrônico e nas vendas pela internet uma oportunidade para apresentarem seus produtos e suas marcas a um público mais amplo e assim ampliarem suas vendas. “As palestras do Ciclo MPE.net são bem estruturadas e trazem muita informação de qualidade para os empresários que desejam abrir um novo negócio ou aperfeiçoar os que já têm”, avalia Figueiredo.


Cláudia Cortezano (à esquerda), ganhadora do notebook Win CCE 3D, com Ivan Figueiredo (ao centro), do Sebrae e Gustavo Fonseca (à esquerda), dos Correios

Durante a programação do seminário, foram realizados sorteios de diversos brindes oferecidos ao público pelos patrocinadores. A Camara-e.net sorteou dois prêmios: Cláudia Cortezano ganhou um notebook, acompanhado com um óculos para efeito 3D e uma mochila, e Demitry Branquinho ganhou um leitor de livros digitais Kobo.


Dimitry Branquinho (à esquerda), ganhador do e-Reader Kobo, com Felipe Ronan (à direita), do UOLHost.

ver o album
QUANDO FOI:

04/04/2013

ONDE:

Espaço Cultural da Urca

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae