veja como foi o ciclo de:

Rio de Janeiro/RJ

 19/04/2012

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Seminário sobre comércio eletrônico atrai empreendedores de Uberlândia

 fotos

 

Aproximadamente 200 pessoas estiveram no Centro de Convenções da Bolsa do Rio, na quinta-feira, 19/4, para participar do seminário do Ciclo MPE.net 2012 – A Oportunidade para Micro e Pequena Empresa Entrar na Economia Digital, realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – Câmara e.net.

A abertura do seminário contou com a presença de Everton Machado, coordenador de Operações da Diretoria Regional do Rio de Janeiro da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, e de Marcelo Weber, gerente da Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, do Rio de Janeiro.

O público, formado por micro e pequenos empresários, profissionais do e-commerce, desenvolvedores, profissionais liberais, estudantes e pessoas interessadas na economia digital, teve intensa interação com os palestrantes, que abordaram diversos temas do comércio eletrônico.

Anderson Ferreira, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, tratou das questões de logísticas e dos serviços de entrega de mercadorias comercializadas pelo e-commerce. O público conheceu, de forma divertida e bem-humorada, os serviços de coleta, postagem e rastreamento dos Correios, além de soluções de logística reversa que garantem maior credibilidade às vendas pela internet.

Mariano Quadrado, da UOL Host, detalhou o passo a passo para se criar uma loja virtual. Enfatizou o planejamento, a pesquisa e a utilização de boas plataformas e ferramentas como condições para o sucesso dos empreendimentos.

As redes sociais podem ser mais um bom canal de vendas, acredita Andressa Cabral, da OLX. Segundo ela, as redes são excelentes para divulgar produtos e marcas. Além de aumentar exponencialmente a visibilidade das marcas e de levar um tráfego qualificado para os sites, permitem que a empresa esteja onde os consumidores estão boa parte do tempo. A estratégia da OLX nas redes tem obtido boa resposta. “A ideia é fazer posts com conteúdos relevantes, exclusivos e engraçados, capazes de promover interação com as pessoas”, disse Andressa Cabral.

O marketplace, local virtual para vender, comprar e anunciar produtos e serviços, é uma das modalidades mais utilizadas na internet. Segundo André Santos, do Mercado Livre, empreendedores e vendedores podem fazer um bom marketing dentro desse tipo de portal. Para isso devem elaborar bons títulos, fotos de qualidade, descrições completas de produtos e serviços, preços, condições de pagamento e prazos de entrega.

As opções de meios de pagamento, outra grande preocupação dos lojistas do comércio eletrônico, foram o assunto da palestra de Joyce Boano, da UOL PagSeguro, que apresentou sistemas simples e confiáveis de pagamento online.

Confiança também foi o centro do assunto abordado por Erik Rainer, da Certisign, que falou sobre certificação digital. Segundo Rainer, os visitantes dos sites devem estar atentos às informações de segurança constantes no ícone do cadeado, com os dados da certificação digital das empresas e sua validade. “Somente a autenticação do negócio por autoridades certificadoras pode aumentar a confiança nos serviços web”, disse Rainer.

O seminário do Ciclo MPE.net 2012 no Rio de Janeiro foi encerrado com a palestra de Raquel Abrantes, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/RJ, sobre o Click Marketing, ferramenta online especialmente desenvolvida para pequenas empresas elaborarem seus planos de marketing. A representante do Sebrae/RJ apresentou também um case de sucesso, o Clubinho de Ofertas, site de compra coletivas de produtos e serviços infantis, idealizado pelo empresário Eduardo Marques.

O próximo seminário do Cilclo MPE.net 2012 acontece no dia 26/4, no auditório do Senac Uberlândia, Avenida Belo Horizonte, 525, Martins, Uberlândia.

ver o album
QUANDO FOI:

19/04/2012

ONDE:

Centro de Convenções Bolsa do Rio

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae