veja como foi o ciclo de:

Florianópolis/SC

 05/07/2012

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Camara-e.net realiza seminário em Florianópolis

 fotos

 

A Camara-e.net realizou no dia 5/7, em Florianópolis, Santa Catarina, o seminário do Ciclo MPE.net: A Oportunidade para a Micro e Pequena Empresa Entrar na Economia Digital. Na programação, palestras sobre plataformas para operar lojas virtuais, logística, sistemas de pagamento on-line, webmarketing, os números da internet no Brasil e linhas de financiamento para o pequeno empreendedor.

O seminário do Ciclo MPE.net em Florianópolis teve uma novidade: a palestra do representante do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Rubens Kuhl. Braço executor do Comitê Gestor da Internet no Brasil, o NIC.br apresentou números da Internet no país. Kuhl falou sobre o Registro.br, que cuida do controle de nomes de domínios, da administração e da publicação do DNS (Sistema de Nome de Domínios) para o domínio ".br", além dos serviços de distribuição e manutenção de endereços na internet. Segundo Kuhl, existem quase três milhões de domínios no país.

Os registros nas categorias “.br” são disponíveis para pessoas físicas (CPF) e jurídicas (CNPJ) legalmente representadas ou estabelecidas no Brasil, com cadastro regular junto ao Ministério da Fazenda. Rubens Kuhl explicou as regras e requisitos para o registro de um domínio. Não podem existir domínios com o mesmo nome. Os pedidos de registros para nomes de domínio inexistentes são processados de acordo como uma fila de solicitações, que respeita uma ordem numérica sequencial atribuída a cada pedido. Nomes de domínios que já existiram no passado podem ser registrados novamente através do processo de liberação.

Outra explicação de Kuhl foi em relação ao ".emp.br", Domínio de Primeiro Nível (DPN) voltado para micro e pequenas empresas. O registro do “.emp.br” deve ser realizado diretamente com os provedores que operam a interface EPP (Extensible Provisioning Protocol), para gerenciar nomes de domínio. O NIC.br estabelece um memorando de entendimento com os provedores para que, no ato do registro de um domínio “.emp.br”, eles forneçam ao interessado uma página simples na internet com identificação, localização e atividade exercida.

O serviço garante que micro e pequenas empresas possam ser encontradas facilmente por usuários da rede que utilizem as ferramentas de busca disponíveis, bem como os serviços de geolocalização. O “.emp.br” é um domínio genérico sob o “.br”, assim como o “.com.br e o “.net.br”.

Pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) aponta que quatro em cada dez empresas com dez ou mais funcionários no Brasil ainda não estão na internet. De acordo com a pesquisa, 60% das empresas possuem um site ou uma página simples na internet. Porém, os sites com sistema de pedidos ou reservas/carrinhos de compras são apenas 17% e os com pagamento online, 12%. Isso indica que o número de empresas que oferecem condições para seus clientes finalizarem pedidos de compra de produtos e serviços online ainda é pequeno.

ver o album
QUANDO FOI:

05/07/2012

ONDE:

Senac Florianópolis

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae