veja como foi o ciclo de:

João Pessoa/PB

 18/10/2012

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Otimismo das pequenas empresas da paraíba abre portas para e-commerce

 fotos

 

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – camara–e.net realizou, em João Pessoa, o seminário do Ciclo MPE.net: a oportunidade para a micro e pequena empresa entrar na economia digital. O evento aconteceu no no dia 18/10, no auditório do Centro de Educação Empreendedora do Sebrae da Paraíba.

O e-commerce é uma modalidade que deve ganhar importância na economia do Estado nos próximos anos, particularmente no segmento das micro e pequenas empresas. Nos últimos dois anos, a quantidade de pequenos negócios cresceu 50% na Paraíba. Micro e pequenos representam 97% das empresas formais e empregam quase 60% da mão de obra da Paraíba. O comércio é o setor predominante, representando 62% do total dessas empresas.

O diretor administrativo-financeiro do Sebrae-PB, Ricardo Jorge de Castro Madruga, destacou que os micro e pequenos empreendedores demonstram alto índice de confiança na evolucão dos negócios. Isto se deve ao aumento do faturamento. Nesse quesito, o empresário paraibano teve um desempenho superior à média nacional e à região Nordeste, revela pesquisa do Sebrae.

Na Paraíba, 35% dos empresários disseram ter aumentado seu faturamento no mês de setembro, comparando-se com agosto. A média nacional foi de 28%. A região Nordeste teve o melhor índice, com aumento de faturamento em 31% das empresas. Outro sinal positivo é o que revela que a Paraíba possui o melhor índice de sobrevivência de empresas do país: 78,7% das micro e pequenas empresas do Estado sobrevivem acima de 24 meses. A média nacional é 73%.

Castro Madruga também lembrou de outros fatores de desenvolvimento. O Estado deve receber nos próximos anos um conjunto de investimentos na área de infraestrutura, particularmente no sistema rodoviário, incluindo os eixos norte-sul e leste-oeste. Também a entrada das águas do rio São Francisco no território paraibano vai levar recursos para milhares de pessoas e produtores. E, mais recentemente, 87 empresas anunciaram investimentos na Paraíba que devem totalizar R$ 1,5 bilhão.

“Essa situação da economia paraibana gera um ambiente estimulante para a micro e pequena empresa desenvolver novas ideias. Note que os empreendedores individuais já totalizam 40 mil no Estado. A Paraíba deve se beneficiar de sua localização durante a Copa de 2014. Estamos entre duas cidades-sede, Recife e Natal. Podemos nos apresentar como alternativa e preparar o receptivo para esse grande evento esportivo”, diz o diretor do Sebrae-PB.

ver o album
QUANDO FOI:

18/10/2012

ONDE:

Sebrae-PB - Centro de Educação Empreendedora

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae