veja como foi o ciclo de:

Ilhéus (BA)

 06/07/2017

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Ilhéus recebe décima etapa do Ciclo MPE com auditório lotado

 fotos

 

Na Capital do Cacau, cerca de 90 pessoas participaram do evento promovido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ÁLBUM DE FOTOS DO EVENTO.

Com 481 anos de fundação, Ilhéus (BA) foi a décima cidade a receber o Ciclo MPE.netem 2017, evento realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) com o patrocínio máster do BNDES, dos Correios e do Governo Federal e o apoio do Sebrae. O evento aconteceu no dia 06/07, na Associação Comercial de Ilhéus, e foi conduzido pelo secretário executivo da camara-e.net, Fernando Ricci (foto abaixo).

Na abertura, o gerente dos Correios no Sul da Bahia, Pedro Esdras Nunes de Goes, destacou a importância do Ciclo MPE na capacitação de micros, pequenos e médios empreendedores, que podem aproveitar o potencial da internet para expandir a venda de produtos típicos da região. Michelangelo dos Santos Lima, gerente adjunto do Sebrae da Regional Ilhéus, reforçou a parceria de longa data com o Ciclo MPE, que leva informação de qualidade a quem pretende atuar no comércio eletrônico ou já tem um e-commerce e quer aperfeiçoá-lo. “O evento traz um conteúdo muito útil sobre o que o empresário precisa saber para ingressar ou se manter no mercado virtual”, afirmou.

A jovem empresária Jéssica Leite (foto abaixo), proprietária da Hora Hagá, participou do evento e conheceu ferramentas novas para gerir sua loja virtual de acessórios femininos produzidos por ela mesma. “Comecei a vender brincos, pulseiras, gargantilhas e outras peças para custear a faculdade de arquitetura. Em 2014, passei a usar o Instagram como canal de divulgação e venda e, como o número de pedidos cresceu, abri este ano minha loja online”, conta. “O desafio é integrar redes sociais e a loja virtual e o conteúdo adquirido aqui vai ajudar muito”, diz.

Ciclo MPE é composto por sete seminários gratuitos sobre os três pilares do e-commerce: infraestrutura, operação e marketing. A primeira palestra, ministrada pelo consultor do Sebrae-BA, mostrou as etapas de um planejamento empresarial.

Na sequência, Aneilson Rocha da Silva (foto abaixo), analista dos Correios, apresentou as soluções de logística voltadas para o micro e pequeno negócio, como o Cartão Correios Fácil, a Logística Reversa, o armazém e-fulfillment e o SigepWeb, sistema que facilita a gestão de encomendas.

“Como aumentar a chance de conseguir crédito para investir na pequena empresa” foi o tema da palestra de André Luís de Barros Lima (foto abaixo), representante do BNDES, enquanto Felipe Mello, sócio da Xtech Commerce, deu dicas de como escolher a plataforma ideal para cada tipo de negócio.

O evento contou ainda com palestras sobre meios de pagamento para o e-commerce, apresentada pelo COO da Vende Mais Club, Daniel Santos, e estratégias de marketing digital para alavancar as vendas, com o diretor da TO Online, Leonardo Ludovico Póvoa.

Repercussão na mídia

O Ciclo MPE.net foi destaque em diversos veículos de comunicação de Ilhéus. Confira abaixo (clique no título para conferir a reportagem direto no site da fonte).

29/06/2017 - Blog Sao Jose Noticias/Online - Moradores de Ilhéus e arredores terão curso gratuito de comércio eletrônico no dia 6/07 

 

30/06/2017 - Pimenta Blog/ Online - Entidade promove curso gratuito de comércio eletrônico em Ilhéus

 

30/06/2017 - ACI/Online - Moradores de Ilhéus e arredores terão curso gratuito de comércio eletrônico no dia 06/07

30/06/2017 - Blog Tempo Presente/Online - Moradores de Ilhéus terão curso gratuito de comércio eletrônico

03/07/2017 - TI Bahia / Online - Ciclo MPE Ihéus (BA) acontece no dia 06 de julho

04/07/2017 - TV Baiana Sul / Online - Entrevista do representante do Sebrae-BA sobre o evento Ciclo MPE.net

 

Reportagem e fotos: Letícia Martins, assessora de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)

ver o album
QUANDO FOI:

06/07/2017

ONDE:

Auditório da Associação Comercial de Ilhéus

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae