veja como foi o ciclo de:

Florianópolis (SC)

 11/04/2017

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Camara-e.net realiza ciclo de palestras e oficina sobre e-commerce em Florianópolis (SC)

 fotos

 

Evento foi realizado pelo segundo ano consecutivo na capital catarinense.

CLIQUE AQUI E ACESSE O ÁLBUM COMPLETO DE FOTOS DO EVENTO

No dia 11/04, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) realizou, pelo segundo ano consecutivo em Florianópolis (SC), o Ciclo MPE.net, projeto que capacita micros e pequenos empreendedores interessados em vender online. O evento ocorreu no auditório do Sebrae-SC e contou com nove palestras sobre os principais pilares da abertura de uma loja virtual.

Participaram da abertura do evento (foto abaixo) o gerente dos Correios da regional de Santa Catarina, Marciano da Silva Vieira; o representante do BNDES, André Luís de Barros Lima, e o coordenador da carteira do comércio do Sebrae-SC, Jeferson Reis Bueno.

Com o patrocínio máster do BNDES, dos Correios e do Governo Federal, além do patrocínio das empresas Braspag, GS1 Brasil, Loja Integrada e Xtech Commerce, o Ciclo MPE percorrerá, ao longo do ano, 19 cidades brasileiras levando informação de qualidade sobre o e-commerce. A próxima parada será em Curitiba, no dia 27/04.

A primeira palestra do Ciclo MPE em Floripa foi ministrada pelo consultor do Sebrae-SC, Alexandre Vecchietti, que falou sobre a importância do planejamento para o sucesso de uma loja virtual, assim como de qualquer negócio. Vecchietti também conduziu a oficina sobre Canvas, ministrada no dia seguinte para 15 participantes do evento.

Marcelo Aita Ost (foto abaixo), analista dos Correios, abordou o tema “Logística no Comércio Eletrônico”, e apresentou as soluções da estatal para o pequeno e médio empresário, entre elas o serviço mais recente de armazenagem e gestão de produtos, o e-fulfillment.

Adriano Caetano, fundador e CEO da Loja Integrada, deu dicas sobre como escolher a plataforma ideal para cada negócio, enquanto André Luís de Barros Lima, representante do BNDES, explicou como o empresário pode aumentar a chance de conseguir crédito para investir na pequena empresa.

Estreando no evento, o diretor comercial da Tiny Software, Rogério Tessari, explicou as vantagens do ERP na gestão do e-commerce. Já Claudilena Murro (foto abaixo), executiva de negócios da GS1 Brasil, falou sobre padrões de identificação de produtos, que ajudam a evitar a troca por engano de mercadorias vendidas no e-commerce.

A importância dos meios de pagamento para a loja virtual foi o tema da apresentação do diretor comercial da Braspag, Luís Lima, enquanto Olímpio Júnior, Gestor de Marketing, falou cobre marketing digital. No último painel do dia chamado de Cases de Sucesso, três empreendedores locais partilharam suas próprias experiências como donos de uma loja virtual.

Sérgio Correa, do e-commerce Baú das Artes, Laís de Oliveira, da Nós e o Davi, e Mateus Boer, da Mu Shoes, falaram sobre os desafios de vender na internet. No encerramento do evento, a camara-e.net sorteou um tablet entre os presentes. A ganhadora foi Andressa de Moura Guimarães (foto abaixo).

OFICINA PÓS-EVENTO

Na manhã de quarta-feira, dia 12/04, a camara-e.net realizou uma oficina para 15 participantes do Ciclo. O encontro foi dividido em quatro painéis. Além da apresentação de Alexandre Vecchietti, do Sebrae-SC, Gean Carlos Zanardi, gestor de negócios especiais dos Correios, mostrou o funcionamento e as vantagens do sistema SIGEP WEB, enquanto Luís Lima, diretor comercial da Braspag, detalhou as diferenças entre os meios de pagamento disponíveis no comércio eletrônico.

O último painel foi conduzido por Márcio Oliveira, especialista em e-commerce da Loja Integrada, que navegou pela plataforma e mostrou aos participantes os menus, funcionalidades e possibilidades que o varejista dispõe para montar sua própria loja virtual.

REPERCUSSÃO NA MÍDIA

A equipe de reportagem do SBT esteve presente no Ciclo MPE e entrevistou o palestrante Luís Lima (Brapasg) e Luiz Gustavo Brandão (Loja Integrada). A matéria mostrou como empreendedores têm encontrado no comércio eletrônico um caminho promissor para gerar renda. É o caso do atleta Douglas Brose, campeão mundial de caratê, que abriu uma loja virtual de acessórios específicos para o esporte, a Arawaza Brasil, e foi um dos entrevistados na reportagem. A matéria foi ao ar no dia 11/04, às 19h30, no jornal SBT News.

Além do SBT, outros veículos divulgaram o Ciclo MPE.net (clique no título da notícia para conferir a reportagem na íntegra direto da fonte):

11/04/2017 – Jornal Imagem da Ilha / OnlineEmpreender no comércio eletrônico é saída para o desemprego

10/04/2017 – Portal TI SC / OnlineCamara-e.net oferece curso gratuito para empreendedores em Florianópolis

10/04/2017 – Economia SC / OnlineLojas virtuais crescem quase 25% em Florianópolis

07/04/2017 – Portal Tudo Sobre Floripa / OnlineChega a Floripa ciclo de palestras sobre como empreender no e-commerce

07/04/2017 – Guia Floripa / OnlineCurso gratuito sobre como abrir uma loja virtual. Com banner de destaque na home.

Fotos e reportagem: Letícia Martins, assessora de comunicaçao da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)

ver o album
QUANDO FOI:

11/04/2017

ONDE:

Auditório do Sebrae de Florianópolis

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae