veja como foi o ciclo de:

Belém (PA)

 18/08/2016

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Ciclo MPE chega à região norte do país e capacita empreendedores em Belém do Pará para atuar no comércio virtual

 fotos

 

No dia 18/08, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) realizou em Belém (PA) mais uma etapa do Ciclo MPE.net, série de palestras gratuitas que ensinam como abrir, administrar e divulgar uma loja virtual de sucesso. A capital paraense foi a única cidade do norte do País a receber o evento, que reuniu 45 pessoas no auditório do Sindicato dos Lojistas (SindiLojas).

Na abertura, o assessor de comunicação dos Correios de Belém, Eraldo Alves Arraes, destacou a presença da instituição no Pará, segundo estado brasileiro com a maior extensão territorial (mais de 1 milhão e 200 mil km2) e uma das vantagens do comércio na internet, capaz de ultrapassar fronteiras e vencer distâncias. Também participaram da abertura a analista da vice-presidência de encomendas dos Correios, Priscila Santos da Rocha, e o técnico do BNDES, André Luís de Barros Lima, que representaram os patrocinadores máster do Ciclo MPE.

Com base nos três pilares do e-commerce – infraestrutura, operação e marketing –, especialistas de empresas associadas e parceiras da camara-e.net, como Sebrae, Correios, Xtech Commerce, BNDES, Cielo e All Integra, falaram, respectivamente, sobre planejamento, logística, plataforma digital, crédito para investir no pequeno negócio, meios de pagamento na internet, sistemas de ERP e marketing digital, esta última ministrada pelo consultor da camara-e.net, Elias Júnior, que também conduziu o painel “Cases de Sucesso”.

O empresário Fernando Vieira, que deu seu depoimento aos participantes, é sócio da loja física e online MonteRenove, e já havia participado do evento no ano passado, em Ananindeua, cidade a cerca de 20 km de distância de Belém. Ele falou sobre os desafios e as vantagens do comércio virtual, e parabenizou a camara-e.net pela iniciativa. “A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico está de parabéns pelo ótimo evento, pois o Ciclo MPE fortalece o e-commerce no Pará e assim apresenta outra modalidade de negócio para o aumento do faturamento das empresas”, declarou.

Por sua vez, o empreendedor Bruno Ferreira Lisboa, que está prestes a abrir uma loja virtual para vender celulares e acessórios, aproveitou o conteúdo do curso para tirar dúvidas. “Essa é uma oportunidade incrível. Diversos especialistas em comércio eletrônico perto de nós e dispostos a nos ajudar. Muito bom”, disse.

Quem acompanhou o evento até o final ainda concorreu a brindes. Edevaldo Gomes Moreira foi o sortudo da vez e levou para casa um netbook. Abaixo, na foto, ele recebe o presente das mãos de Aline Peixoto (à direita), consultora da camara-e.net, e Lilian Suely Monfredo, palestrante dos Correios.

Repercussão na mídia

Quatro veículos de comunicação estiveram no evento e entrevistaram os especialistas sobre o crescimento do comércio eletrônico e como o setor tem sido uma oportunidade para muitos empreendedores driblarem a crise financeira e o desemprego. São eles: DIÁRIO DO PARÁ, TV CULTURA, TV LIBERAL (afiliada da rede Globo) e programa de TV PANORAMA AMAZÔNICO.

Na terça-feira (16/08), antevéspera do evento, a TV LIBERAL exibiu reportagem sobre o crescimento no número de lojas virtuais no Pará, com entrevista de Alfredo Soares, CEO da Xtech Commerce. Clique aqui e confira.

O jornal impresso AMAZÔNIA também veiculou reportagem no dia 16/08 com o tema “Empresários investem nas vendas on-line para alavancar negócios no Pará”, com destaque para o Ciclo MPE.net.

Fonte: Letícia Martins, assessora de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)

ver o album
QUANDO FOI:

18/08/2016

ONDE:

SindiLojas - Sindicato dos Lojistas

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae