veja como foi o ciclo de:

São Paulo (SP)

 04/05/2016

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Futuros empreendedores digitais participam de edição extra do Ciclo MPE em São Paulo

 fotos

 

Devido à grande procura pelo evento do dia 28/04, a camara-e.net realizou na quarta-feira, 04/05, uma segunda etapa de capacitação para micros, pequenos e médias empresas virtuais

Clique aqui e acesse o álbum completo do evento.

“No ano passado, o comércio eletrônico brasileiro cresceu 15% em relação a 2014 e faturou mais de R$ 41 bilhões. Este é um segmento de grandes oportunidades para quem pretende empreender”, declarou o gerente comercial dos Correios-SP, Marcelo Matos (foto abaixo), durante a abertura do Ciclo MPE.net, evento realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) na capital paulista, no dia 04 de maio.

Os dados de faturamento e crescimento do e-commerce citados por Matos fazem parte da 33ª edição do relatório Webshoppers, da E-bit, e mostram um segmento que ainda decola apesar da crise econômica. Mas para entrar neste setor é preciso se preparar. Foi com este objetivo que cerca de 90 pessoas participaram do evento extra no auditório da Escola de Negócios do Sebrae-SP. Uma semana antes, no dia 28/04, a camara-e.net havia realizado uma edição do Ciclo MPE no mesmo local e a demanda foi alta: auditório lotado!

Fernando Ricci, secretário executivo da camara-e.net, atribui o aumento da procura à crise e ao desemprego, que estão levando o brasileiro a procurar alternativas de renda que dependam menos dos índices econômicos e mais do próprio suor. “Nunca nesses 13 anos de Ciclo MPE a procura foi tão grande”, afirmou ele. “No ano passado, capacitamos 2.200 pessoas em 22 cidades do país. Nas primeiras cinco etapas de 2016 já foram 670, e agora, só em São Paulo, mais de 600 inscritas”.

O técnico do BNDES, André Luis de Barros Lima, e o especialista do Sebrae-SP, Jairo Lobo Migues, também deram as boas vindas aos participantes e ministraram, respectivamente, palestras sobre como aumentar a chance de conseguir crédito para investir no negócio, e como planejar uma empresa de sucesso.

Thiago Estevão, dos Correios, falou sobre logística no e-commerce, enquanto Adriano Caetano, diretor da Loja Integrada, deu dicas de como escolher a plataforma ideal para cada tipo de loja virtual. Já Luís Felipe Cota, da Goomark, defendeu o inbound marketing como estratégia para vender mais; enquanto Luiz Superbi, do MercadoPago, tirou as dúvidas dos participantes sobre meios de pagamento na internet.

O evento ainda contou com palestras sobre certificação digital, ministrada pelo representante da Soluti, Demétrius Faria; sobre marketplace e marketing digital, apresentadas respectivamente por Gueber Oliveira, do MercadoLivre (foto abaixo), e Elias Júnior, consultor da camara-e.net.

No final do Ciclo MPE, a camara-e.net ainda realizou uma oficina com 25 participantes e apresentações dos Correios, do Sebrae e da Loja Integrada sobre as ferramentas SIGEP WEB, Canvas e plataforma online, respectivamente.

Repercussão na mídia

O comércio eletrônico tem sido pauta constante na imprensa e a realização do Ciclo MPE.net atraiu a atenção da mídia televisiva. Duas emissoras de TV estiveram presente no evento para entrevistar os especialistas.

RIT TV: entrevistou o consultor da camara-e.net, Elias Júnior; o diretor da Loja Integrada, Adriano Caetano, e a microempresária da loja virtual Letiti, para falar sobre mulheres empreendedoras no comércio eletrônico.

Jornal da Globo: Elias Júnior também concedeu entrevista para a equipe de reportagem da TV Globo e falou sobre as oportunidades do e-commerce em tempos de crise. A participante do Ciclo MPE Soraia Mendes e as empresárias Daniele e Adriana, da loja virtual de produtos para pets Amor Infinito, também foram entrevistadas pela repórter Carla Modena.

Reportagem: Letícia Martins, assessora de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net) / Fotos: André Barros

ver o album
QUANDO FOI:

04/05/2016

ONDE:

Auditório da Escola de Negócios do Sebrae-SP

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae