veja como foi o ciclo de:

Goiânia (GO)

 06/10/2016

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Especialistas convidados pela camara-e.net ensinam micros e pequenos empreendedores de Goiânia a fazer negócios pela internet

 fotos

 

Realizado no dia 06/10, o Ciclo MPE contou com oito palestras gratuitas sobre os três pilares do e-commerce: infraestrutura, operação e marketing

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) promoveu no dia 06/10, em Goiânia (GO), mais uma etapa do Ciclo MPE.net, série de palestras gratuitas voltadas para a capacitação de pequenos empreendedores no e-commerce. O evento, que acontece há 13 anos e percorre as cinco regiões do Brasil, foi realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Goiás (Acieg) e contou com o patrocínio máster dos Correios e do BNDES.

Juliana Lemes Fernandes (foto abaixo), 34 anos, participou do Ciclo MPE pela primeira vez e recebeu diversas dicas para turbinar a loja virtual Quitanda do Bem, aberta há pouco mais de um ano. Na época, ela trabalhava com design de interiores, mas, devido à crise, decidiu repensar a carreira e resolveu investir em um e-commerce que oferecesse opções de alimentação saudável. “Encontrei na internet uma forma de aliar o que gosto de fazer, que é treinar e cuidar do corpo, com a culinária funcional, vendendo lanches congelados. Hoje, eu cuido praticamente de tudo na loja virtual. Tenho apenas uma pessoa para me ajudar com as ações de marketing, mas já sinto necessidade de aumentar a equipe”, contou.

Assim como Juliana, diversos empreendedores têm encontrado no comércio eletrônico uma alternativa de renda, principalmente em tempos de retração econômica. Em 2015, o setor registrou crescimento de 15% em comparação a 2014 e a projeção da E-Bit para este ano, embora menor, ainda é de crescimento (8%) com faturamento de R$ 44,6 bilhões. As oportunidades no mundo online são inúmeras, mas não existe segredo para o sucesso. Fazer um bom planejamento, se capacitar e buscar bons parceiros de negócios são algumas das recomendações dos especialistas do Ciclo MPE para os empreendedores iniciantes.

Em sua palestra sobre logística, o gerente de vendas dos Correios-GO, Gilberto Silva de Moura (foto abaixo), trouxe dados do segmento, evidenciando o aumento no número de encomendas do e-commerce. Segundo pesquisa da instituição, em 2011, os Correios transportaram mais de 36,7 milhões de encomendas vendidas pela internet. Em 2015, esse montante subiu para 63,2 milhões de produtos. Moura falou também sobre frete grátis, rastreamento de encomendas, logística reversa, entre outros serviços e citou algumas soluções para ajudar micros e pequenos empresários – como o Cartão Correios Fácil e o e-Sedex. Mais informações no site www.correiosparceria.com.br.

Luís Lima (foto abaixo), diretor comercial da Braspag, empresa do grupo Cielo, também apresentou alguns dados gerais do comércio virtual para mostrar como o segmento vem contribuindo cada vez mais para a economia do País, representando 7% no total do varejo brasileiro, de acordo com dados da Cielo (no setor de turismo esse valor já chega a 33%).

Segundo Lima, no comércio eletrônico, a solução de pagamentos é o sistema responsável por faturar as vendas, aceitar e gerenciar de maneira fácil e segura as diversas formas de pagamento, como cartões de crédito e débito online, boletos, transferências eletrônicas. Devido à sua importância, a escolha de parceiros de meios de pagamento não pode ser uma etapa negligenciada. “Se o lojista errar ao escolher a solução de pagamento, todo seu investimento inicial em infraestrutura, mídia e até logística poderá ser perdido”, alertou Lima.

O técnico do BNDES, André Luís de Barros Lima, falou sobre como o pequeno empresário pode aumentar a chance de conseguir crédito para investir no próprio negócio. Alfredo Soares, CEO da Xtech Commerce, deu dicas como escolher a plataforma ideal para o tipo de loja. Por que adotar um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) no e-commerce foi o tema da palestra de Allan Zeidler, da All Integra, que explicou as vantagens do sistema que integra a gestão do setor financeiro, da loja, do estoque e até fiscal, eliminando o uso de planilhas, por exemplo.

As palestras de certificação digital e estratégias de marketing foram ministradas respectivamente por Paulo de Tarso F. Castro, da Soluti, e Elias Júnior, da camara-e.net. No final do evento, Francisco Chagas ganhou um tablet no sorteio da camara-e.net e outros cinco participantes levaram para casa brindes dos Correios.

Reportagem e fotos: Letícia Martins, assessora de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)

ver o album
QUANDO FOI:

06/10/2016

ONDE:

Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG)

Faça o download das apresentações feitas no CIclo MPE.net desta cidade.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. BAIXE AS APRESENTAÇÕES
Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae