veja como foi o ciclo de:

São Vicente (SP)

 22/09/2016

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Camara-e.net capacita pequenos empreendedores de São Vicente, litoral paulista, para atuar no e-commerce

 fotos

 

CLIQUE PARA VISUALIZAR AS FOTOS DO EVENTO

Evento Ciclo MPE.net foi realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial no dia 22/09

Depois de ter um filho, a ex-gerente financeira Lilian Vieira Ramos (foto abaixo), de São Vicente (SP), decidiu investir em um negócio próprio e começou a vender roupas para o público infantil nas redes sociais. Com o aumento das vendas, a empreendedora resolveu dar mais um passo e criou a loja virtual Amor Maior. “Eu senti a necessidade de abrir o e-commerce para facilitar a compra do cliente e todo o processo”, disse.

Agora, a microempresária utiliza boa parte do tempo para aprender estratégias de marketing e se capacitar. Foi com esse objetivo que ela participou, no dia 22 de setembro, do Ciclo MPE.net, evento realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) no auditório da Associação Comercial e Empresarial de São Vicente. “As palestras foram muito boas e trouxeram ideias novas para meu negócio. Acredito que um dos segredos de vender pela internet é não desistir nunca e sempre procurar se reciclar”, opina.

O evento, que contou com o patrocínio do BNDES e dos Correios, o apoio do Sebrae-SP e a parceria das empresas Xtech Commerce, Braspag, GS1 Brasil, Buscapé Company e Mercado Livre, reuniu 45 participantes interessados em saber como planejar, operar e divulgar uma loja virtual de sucesso. “O Ciclo MPE capacita micros, pequenos e médios empresários para atuar no e-commerce, segmento que continua crescendo no Brasil apesar da crise”, explica Fernando Ricci, secretário executivo da camara-e.net e coordenador do projeto.

O consultor do Sebrae-SP, César Ossamu Anno Filho, abriu a programação ministrando a palestra sobre planejamento, com orientações que foram desde o registro do domínio e da marca da empresa à importância do pós-venda e do atendimento ao cliente. Thiago Estevão Lopes (foto abaixo), dos Correios, falou sobre o fluxo logístico e apresentou algumas soluções dos Correios voltadas para micros e pequenas empresas virtuais.

Já o CEO da Xtech Commerce, Alfredo Soares (foto abaixo), destacou os 10 itens mais importantes que o empresário deve levar em consideração na hora de escolher uma plataforma digital. Na sequência, o técnico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), André Luis de Barros Lima, deu dicas aos empreendedores presentes de como aumentar a chance de conseguir crédito para investir no pequeno negócio.

 

Tadanori Saito, especialista da Braspag, tirou as dúvidas dos participantes sobre como e por que escolher parceiros de meios de pagamento na internet. Allan Zeider, CEO da ALL INTEGRA, explicou as vantagens de um ERP para o e-commerce, enquanto Thiago Rotondo, do Buscapé Company, falou sobre retorno de investimento, o ROI, da empresa.

Palestrando pela primeira vez no Ciclo MPE.net, Marcelo Sá, da GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação), apresentou o tema padrões de identificação de produtos e estruturação de dados para o e-commerce. E para finalizar a série de palestras, Elias Júnior, consultor da camara-e.net, convenceu os participantes de que fazer uma boa estratégia de marketing digital é imprescindível para atrair e reter clientes.

Na manhã do dia 23/09, a camara-e.net promoveu uma oficina prática aos participantes do Ciclo MPE.net. Consultores do Sebrae-SP e dos Correios apresentaram, respectivamente, detalhes da ferramenta Canvas, muito útil no planejamento de uma empresa ou projeto, e o SIGEPWEB, ferramenta de gestão de encomendas dos Correios.

Repercussão na mídia

Diversos veículos divulgaram o Ciclo MPE.net em São Vicente e repercutiram a importância do comércio eletrônico na geração de renda e emprego. Confira alguns destaques:

01/10/2016 – TV Record Litoral – A equipe de reportagem da TV Record abordou o crescimento do comércio eletrônico e entrevistou o consultor do Sebrae-SP, César Ossamu Annu Filho, que palestrou no Ciclo MPE, e a microempresária Lilian Vieira, participante do Ciclo. Matéria foi ar no dia 01/10. Clique aqui para assistir.

22/09/2016 – Expresso Popular – O jornal impresso que circula pela região da baixada santista deu destaque para o Ciclo MPE de São Vicente. Fernando Ricci, secretário executivo da camara-e.net, concedeu entrevista ao jornal, que também usou dados da Xtech Commerce. Clique para ler a notícia completa. 

21/09/2016 – Maxpress – O portal de notícias Maxpress publicou release sobre o Ciclo MPE.net de São Vicente com destaque para a palestra da Braspag, empresa do grupo Cielo, sobre soluções de pagamento para e-commerce. Clique aqui para ler a notícia completa.

18/09/2016 – G1 – O portal de notícias da Globo, deu a notícia  completa sobre o Ciclo MPE. Net de São Vicente. Clique para ler a notícia completa.

18/09/2016 – Centralizada – O Portal de notícias Centralizada, do litoral, divulgou a notícia sobre o Ciclo MPE.net de São Vicente. Clique para ler a notícia completa.

 

16/09/2016 – A Tribuna – Jornal impresso que circula pela cidade de São Vicente (SP) deu nota sobre o Ciclo MPE.net. O jornal ainda citou que uma das palestras será a da Xtech, sobre plataformas digitais.Clique para ler a notícia completa.

15/09/2016 – Rádio CBN – Fernando Ricci, secretário executivo da camara-e.net, concedeu entrevista à rádio CBN de São Vicente (SP) para falar sobre o Ciclo MPE.net que acontece dia 22/09 na cidade. Clique para ouvir a entrevista. 

 

Reportagem e fotos: Letícia Martins, assessora de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)

 

ver o album
QUANDO FOI:

22/09/2016

ONDE:

Associação Comercial de São Vicente

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae