veja como foi o ciclo de:

Indaiatuba (SP)

 14/06/2016

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Camara-e.net lota sala de cinema em Indaiatuba (SP) e capacita mais de 140 pessoas para atuar no e-commerce

 fotos

 

Na tela gigante do cinema Topázio, no Polo Shopping Indaiatuba, interior de São Paulo, em vez de filmes de ação, terror ou animação, foram projetados, no dia 14/06, slides sobre como planejar, montar, administrar e divulgar uma loja virtual de sucesso. Na plateia, 145 pessoas assistiam as apresentações dos especialistas em e-commerce e anotavam as dicas de como ingressar no e-commerce, setor que continua crescendo apesar da crise econômica do País.

Foi assim que na última terça-feira, das 08h às 18h, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) realizou mais uma edição do Ciclo MPE.net, projeto que existe há 13 anos e conta com o patrocínio máster do BNDES, Correios e Governo Federal, além do apoio do Sebrae e de diversas outras empresas, como Xtech Commerce, Goomark, MercadoPago e MercadoLivre.

Participaram da abertura do evento a consultora de negócios dos Correios da região SP-interior, Rosana Gil de Oliveira Azevedo, e o gerente do Sebrae-Campinas, José Carlos Cavalcante. Na sequência, o técnico do Sebrae-SP, Jairo Lobo Migues, iniciou sua palestra mostrando a importância do planejamento para o sucesso de qualquer empresa, seja ela física ou virtual. O especialista finalizou sua apresentação com uma frase de efeito:

Simone Bissoli Dalmazo (foto abaixo), dos Correios, apresentou as soluções logísticas voltadas para as micros e pequenas empresas e o que cada uma delas oferece de vantagem. Uma das ferramentas é o Sigep Web, que possibilita ao varejista gerenciar e preparar suas postagens de forma mais eficiente, rápida e segura.

Alfredo Soares, da Xtech Commerce, explicou o que são plataformas digitais e os dois ambientes principais que possuem: o FRONT-END, onde é construída a vitrine da loja e onde a experiência de compra do usuário acontece; e o BACK-END, ambiente administrativo para gestão e controle das operações da loja. Elias Júnior, consultor da camara-e.net, apresentou algumas estratégias de marketing digital para atrair e reter clientes, além de divulgar a marca da loja. Remarketing, Facebook Ads, Google Meu Negócio, blogs e sites responsivos são alguns recursos que os empresários virtuais podem utilizar para turbinar o marketing de suas lojas.

O técnico do BNDES, André Luis de Barros Lima, esclareceu, entre outros pontos, o que um banco procura saber para emprestar dinheiro para uma empresa. Por exemplo, se a empresa é administrada com planejamento, se mantém as contas e a contabilidade em dia e se tem faturamento suficiente para manter o negócio e ainda pagar o financiamento.

Valigia Lima, especialista em e-commerce do MercadoPago, falou sobre como aumentar a conversão de vendas virtuais – estratégia que está intimamente relacionada à experiência de compra do consumidor. Sendo assim, ela listou alguns pontos imprescindíveis aos quais a loja online deve se atentar: oferecer descrição detalhada dos produtos, destacar preço e frete, colocar foto grande e nítida do produto, entre outros.

O Ciclo MPE de Indaiatuba contou também com as palestras de Alexandre Marquesi (foto abaixo), professor da ESPM Retail Lab., sobre omnichannel (estratégias que integram canais online e off-line), e da camara-e.net sobre o Movimento e-MPE e o Selo Clique e-Valide. No final do evento, a entidade sorteou um tablet entre os presentes e o sortudo da vez foi Paulo César Tibaldi.

Divulgação

O Ciclo MPE foi amplamente divulgado nos veículos da região de Campinas e Indaiatuba, como EPTV, afiliada da Rede Globo na região, portal E-Commerce Brasil, diversos jornais impressos, sites e rádios.

Além disso, a camara-e.net contou com o apoio de diversas entidades na divulgação do evento, entre eles Sebrae-SP, Polo Shopping Indaiatuba, Prefeitura de Indaiatuba, FATEC (Faculdade de Tecnologia), Associação Comercial e Industrial de Indaiatuba, entre outros. Clique aqui e confira a repercussão do evento.

A camara-e.net agradece a todos os parceiros de divulgação, patrocinadores do evento e palestrantes que contribuíram para mais uma edição de sucesso do projeto CICLO MPE 2016.

Reportagem e fotos: Letícia Martins, assessora de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)

ver o album
QUANDO FOI:

14/06/2016

ONDE:

Topázio Cinemas no Polo Shopping Indaiatuba

Faça o download das apresentações feitas no CIclo MPE.net desta cidade.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. BAIXE AS APRESENTAÇÕES
Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae