veja como foi o ciclo de:

Sorocaba (SP)

 21/07/2016

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Mais de cem empreendedores de Sorocabae região participam de seminário sobre e-commerce

 fotos

 

Evento foi realizado pela camara-e.net no dia 21/07 na Biblioteca Municipal

Distante cerca de 88 quilômetros da capital paulista, Sorocaba foi a 11ª cidade a receber neste ano o Ciclo MPE.net, série de seminários gratuitos que capacita micros e pequenos empreendedores para abrir uma loja na internet e ajuda empresários que já atuam no e-commerce a aprimorar seu negócio.

Promovido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), com o patrocínio máster do BNDES, dos Correios e do Governo Federal, e o apoio do Sebrae-SP, Xtech Commerce, Goomark, Mercado Livre, Braspag e Buscapé Cmpany, o evento recebeu 101 participantes, que acompanharam nove palestras sobre os três pilares de um e-commerce de sucesso: infraestrutura, operação e marketing.

Francine Marques, de 29 anos, abriu, há doze meses, a loja virtual Bicho Grillo, com o objetivo de ter renda própria e mais qualidade de vida. Antes de encarar a empreitada, no entanto, ela buscou informação e capacitação. “Pesquisei muito na internet e fiz cursos no Sebrae para me preparar e ter certeza do que eu queria. O evento de hoje está sendo incrível, se eu tivesse tido esta base sobre e-commerce há um ano teria sido mais fácil”, conta a jovem, que abriu a loja em um período de crise econômica no País e sempre teve o desafio como referência. “Estou amando a experiência de vender online. Cada vez que conheço mais as possibilidades da web, mais me identifico”, diz.

Assim como Francine, outros quatro participantes do Ciclo MPE, que também estão iniciando no comércio eletrônico, contaram suas experiências para a plateia. Kamila Azevedo,  da Cozimaq, Adriana Lopes, da Mahaprem, Solange Souza, do ArmaZen da Natureza, e Fábio Précoma, da Funny Car, falaram sobre as dificuldades de principiante e também sobre as vantagens do setor.

Na abertura do evento, o gerente comercial de encomendas dos Correios de SP e interior, Amarildo dos Santos, o técnico do BNDES, André Luis de Barros Lima, e o gerente do escritório regional do Sebrae-Sorocaba, Alexandre Martins, reforçaram a importância do Ciclo MPE na capacitação de novos empresários digitais e destacaram três características de um empreendedor de sucesso: persistência, vontade de aprender e se capacitar sempre e dedicação.

Fabrício  Andrade Guilherme, consultor do Sebrae-SP, iniciou a série de palestras falando sobre planejamento e destacou várias oportunidades de cursos que o Sebrae oferece aos pequenos empreendedores. Na sequência, Patrícia Oliveira da Silva Ferreira, dos Correios, explicou como funciona o fluxo logístico no comércio eletrônico, citando algumas soluções e ferramentas da empresa para as lojas virtuais.

Alfredo Soares, CEO da Xtech Commerce, comentou as diferenças entre os três principais tipos de plataforma e listou alguns pontos fundamentais para a escolha dela: integração com redes sociais e com os meios de pagamento, além de suporte acessível são alguns deles. O técnico do BNDES, André Luis de Barros Lima, falou como o pequeno empresário pode aumentar a chance de conseguir crédito para investir no seu negócio e esclareceu que o relacionamento entre empresas e bancos deve ser pautado pela confiança.

Luis Felipe Cota, CEO da Goomark, abriu o jogo e ensinou como estruturar um funil de vendas matador com o inbound marketing, enquanto o consultor da camara-e.net, Elias Júnior, focou sua palestra apontando recursos e ferramentas de marketing digital para atrair e reter clientes. Ele também apresentou o Movimento e-MPE, projeto da entidade que visa apoiar micros e pequenas empresas com um pacote de benefícios, entre eles o acesso ao Selo Clique e-Valide.

 

Duas empresas associadas à camara-e.net participaram pela primeira vez do Ciclo MPE. A Braspag, representada por André Santana, ministrou a palestra sobre meios de pagamento na internet. Já o diretor do Buscapé Company, Mirko Mayeroff, e o coordenador de parcerias, Thiago Rotondo, apresentaram estratégias para garantir o ROI, o retorno sobre o investimento.

O Ciclo MPE.net em Sorocaba terminou com sorteio de um tablet, oferecido pela camara-e.net, além de brindes concedidos pelo Sebrae, pelo Buscapé Company e pela Xtech Commerce.

Na manhã do dia seguinte, na sede do Sebrae, a camara-e.net ainda realizou uma oficina para quem participou do Ciclo e teve interesse em acompanhar, na prática, o passo a passo da montagem de uma loja virtual utilizando a plataforma Xtech Commerce. Especialistas do Sebrae e dos Correios também demonstraram, respectivamente, como e por que usar o Canvas e o SIGEP WEB, sistema de gestão de encomendas.

Divulgação do Ciclo MPE de Sorocaba

O Ciclo MPE de Sorocaba teve bastante procura e as inscrições foram encerradas uma semana antes do evento.

O G1, da Globo, deu destaque para o evento no dia 18/07, com o seguinte título: Curso ensina empreendedores de Sorocaba a montarem loja na internet. Outros sites da região também repercutiram o assunto, entre eles o portalCentralizada e o site Itu 24 Horas.

Fonte: Letícia Martins, assessora de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)

ver o album
QUANDO FOI:

21/07/2016

ONDE:

Auditório da Biblioteca Municipal de Sorocaba

Faça o download das apresentações feitas no CIclo MPE.net desta cidade.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. BAIXE AS APRESENTAÇÕES
Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae