veja como foi o ciclo de:

Itabuna (BA)

 07/07/2016

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Seminário em Itabuna/BA incentiva empreendedores a abrir loja virtual e se formalizar

 fotos

 

Ao se inscrever para o Ciclo MPE.net, uma série de palestras realizadas pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) no dia 07/07, em Itabuna/BA, o empresário Alexandre Augusto Chaves, proprietário de uma empresa de representações de móveis para escritórios, tinha em mente uma nova meta. “Hoje, coloco tudo o que faço nas redes sociais, mas agora estou pensando em abrir um e-commerce”, contou.

Chaves foi um dos 178 participantes do evento, que aconteceu das 8h40 às 18h, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e teve o patrocínio máster do BNDES, dos Correios e do Governo Federal, e o apoio do Sebrae-BA. “Este é o segundo ano consecutivo que a camara-e.net realiza o Ciclo MPE em Itabuna e novamente a cidade nos surpreendeu com um público bastante interessado em conhecer os pilares do e-commerce, segmento que só cresce no Brasil e ajuda a fomentar a economia brasileira”, declarou o secretário executivo da entidade, Fernando Ricci.

A programação abordou os três pilares do e-commerce – infraestrutura, operação e marketing –, com palestras sobre como planejar, abrir, administrar e divulgar uma loja virtual ministradas por especialistas do Sebrae, Correios, BNDES, Xtech Commerce e da própria camara-e.net. “O evento foi importante pelo número expressivo de participantes. Alguns empresários que vendiam apenas em redes sociais, a partir do seminário, estão determinados a investir no comércio eletrônico”, destacou o gerente adjunto do Sebrae Ilhéus, Michel Lima.

É o caso da jovem empreendedora Bianca Martins, 22 anos, que, junto com a amiga e sócia Priscila, divulga e vende pela internet jóias e acessórios femininos. “Nós já trabalhávamos mandando fotos pelas redes sociais e até pelo celular, mas com este curso, eu descobri que a gente pode expandir ainda mais a nossa loja”, declarou. O assistente social Thiago Lucas Lavander, de 29 anos, também utiliza as redes para divulgar os convites e outros artigos personalizados que produz e aproveitou os seminários para se atualizar. “As palestras foram muito esclarecedoras, com exemplos atuais e interessantes que posso aplicar no meu negócio. Estou pesquisando muito antes de abrir uma loja virtual”, afirmou.

Se de um lado os empreendedores buscam capacitação, por outro lado, as empresas investem em tecnologia para aperfeiçoar os serviços prestados. O representante dos Correios, Aneilson Rocha da Silva, explicou, na abertura do Ciclo MPE, que a empresa está passando por um processo de modernização no Nordeste. “Em Salvador, foi criado recentemente o mais moderno centro de tratamento de cartas e encomendas dos Correios. A máquina de cartas, por exemplo, trata 36 mil cartas por hora, um volume muito significativo. O segmento de encomendas ainda aguarda a chegada das novas máquinas, prevista para outubro, com capacidade para tratar 12.900 objetos por hora”, avalia.

Além de Aneilson Rocha e do gerente do Sebrae, Michel Lima, participaram da mesa de abertura o técnico do BNDES, André Luis de Barros Lima, que também palestrou no evento, e o secretário de Indústria e Comércio da Prefeitura de Itabuna, José Humberto Martins.

Cases de sucesso e oficinas

No final do dia, houve a apresentação de cases de sucesso para que os participantes pudessem ter uma visão integral do e-commerce, conhecendo também as experiências de quem já vive a prática desse segmento. Nove empreendedores locais comentaram os desafios e as vantagens da loja virtual.

Entre eles estava Caroline Soares de Sousa, que administra, junto com o marido, um comércio físico de filtros e purificadores de água. Para driblar a crise de água pela qual a região de Itabuna está passando, eles abriram, há alguns meses, um e-commerce. “Nossa ideia é vender para outras cidades e Estados. Vim em busca de informações principalmente sobre marketing digital, pois nosso e-commerce ainda não está vendendo como gostaríamos”, explicou.

Devido ao interesse do público do Ciclo MPE, a camara-e.net promoveu uma oficina sobre e-commerce, na manhã do dia seguinte (08/07), na sede do Sebrae de Itabuna. Foram três apresentações práticas para um público de 50 pessoas. Especialistas do Sebrae, dos Correios e da camara-e.net falaram, respectivamente, sobre o Canvas (ferramenta de apoio no planejamento de uma empresa), sobre o SIGEPWEB (sistema de gestão de encomendas dos Correios) e como montar uma loja virtual utilizando a plataforma Xtech.

 

Repercussão na mídia

O Ciclo MPE foi destaque em mais de 20 veículos de comunicação de Itabuna e região. No dia do evento, duas emissoras de TV – Cabrália, afiliada da Record, e Santa Cruz, afiliada da Globo – cobriram as palestras e entrevistaram especialistas e participantes.

No link abaixo é possível conferir a repercussão das matérias.

http://www.camara-e.net/2016/07/01/confira-a-repercussao-na-midia-do-ciclo-mpe-net-de-itabuna

Reportagem e fotos: Letícia Martins, assessora de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)

ver o album
QUANDO FOI:

07/07/2016

ONDE:

Auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna

Faça o download das apresentações feitas no CIclo MPE.net desta cidade.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. BAIXE AS APRESENTAÇÕES
Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae