veja como foi o ciclo de:

São Paulo (SP)

 28/04/2016

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Sucesso: Ciclo MPE capacita mais de 200 pessoas em São Paulo

 fotos

 

Realizado na Escola de Negócios do Sebrae-SP, o evento contou com 11 palestras gratuitas sobre como abrir, operar e divulgar um e-commerce.

Clique aqui e acesse o álbum completo de fotos.

Em meio a um cenário de desaceleração econômica, muitos empreendedores estão buscando no comércio eletrônico uma alternativa de trabalho e geração de renda. Para capacitar esses novos empresários digitais, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) realizou na capital paulista, no dia 28 de abril, onze palestras gratuitas sobre os três pilares de uma loja virtual: infraestrutura, operação e marketing.

O evento reuniu no auditório da Escola de Negócios do Sebrae-SP 205 participantes, além de toda equipe de apoio e palestrantes das empresas parceiras da camara-e.net: BNDES e Correios (patrocinadores máster), Sebrae, Loja Integrada, Mercado Pago, Mercado Livre, Goomark, Soluti e Pandora Digital.

“Eu ainda não tenho um e-commerce, mas estou montando o site aos poucos e espero ter muito sucesso nesse segmento”, disse Alexandro Lessa de Lellis, que participou do Ciclo MPE.net pela segunda vez. A empresária Isa da Silva Sorrentino também pretende ingressar no segmento online e está montando a loja virtual de produtos orgânicos. “O evento é muito rico em conteúdo e várias dicas se aplicam ao meu negócio. Tive muitos insights interessantes e agora quero saber como vai funcionar a parte de logística”, comentou.

Na abertura do encontro, o vice-presidente de Finanças e Controle da camara-e.net, Marcelo Coelho,  destacou a importância da capacitação para os novos empresários e o compromisso da entidade, que há 13 anos leva o Ciclo MPE a diversas cidades brasileiras. Thiago Estevão, especialista dos Correios, André Luis de Barros Lima, do BNDES, e Jairo Lobo Migues, do Sebrae-SP, também deram as boas vindas aos participantes e falaram sobre o crescimento do setor, que só em 2015 faturou R$ 41 bilhões (a projeção para este ano é crescer 8%, segundo dados da E-Bit).

Jairo Lobo, do Sebrae-SP, iniciou os trabalhos destacando as três principais etapas para quem pretende abrir uma empresa, seja ela física ou online: planejar, planejar e planejar. “Logística do comércio eletrônico” foi o tema da palestra de Anderson Ferreira Martins, analista dos Correios, que deu dicas de como se relacionar com os e-consumidores antes, durante e depois da entrega do produto. Ele também explicou a importância do tipo certo de embalagem para cada produto e falou sobre a logística reversa.

Adriano Caetano (foto abaixo), diretor da Loja Integrada, explicou os tipos de plataformas existentes no mundo virtual e o que o empresário deve observar para escolher o modelo ideal para seu e-commerce.

O representante do MercadoPago, Walter Campos, falou sobre o checkout transparente, no qual o consumidor efetua a compra sem a necessidade de se cadastrar. Além disso, ele explicou as vantagens para a loja virtual em ter como parceiro empresas ágeis e confiáveis de meios de pagamento.

André Luís de Barros Lima (foto abaixo), representante do BNDES, listou alguns pontos que o empreendedor, seja ele micro, pequeno ou médio, deve ficar atento para aumentar a chance de conseguir crédito para investir no próprio negócio e citou as principais vantagens do Cartão BNDES, destinado a empresas com faturamento de até R$ 90 milhões.

Luís Felipe Cota, da Goomark, e Alexandre Marquesi (foto abaixo), da Pandora Digital, falaram, respectivamente sobre como estruturar um funil de vendas matador com inbound marketing e as estratégias de omnichannel para oferecer a melhor experiência de compra ao consumidor.

O Ciclo MPE.net contou ainda com palestras de Demétrius Faria, da Soluti, sobre certificado digital; Flávia Marcon, do MercadoLivre, sobre “como vender no marketplace”, e Elias Júnior, consultor da camara-e.net, que deu dicas de como utilizar o marketing digital para atrair e reter clientes.

Ao final do evento, a camara-e.net sorteou um tablet entre os presentes e a ganhadora foi Thalita Lima. Das 19h às 22h, a entidade ainda realizou uma oficina para os participantes do Ciclo MPE.net, com o objetivo de mostrar na prática a estrutura de uma loja virtual. Especialistas do Sebrae, dos Correios e da própria camara-e.net tiraram as dúvidas restantes dos presentes.

Repercussão na mídia

O Jornal das 10h, da GloboNews, exibiu reportagem sobre o aumento nas vendas do comércio na internet e entrevistou o diretor de Comunicação e Marketing da camara-e.net, Gerson Rolim, além da empresária Daniela Cabrera, da loja virtual Letiti. A pauta foi sugerida pela equipe de comunicação da camara-e.net, em função da divulgação do Ciclo MPE.net, e teve a colaboração da equipe da Loja Integrada, que passou dados sobre o número de lojas virtuais abertas em São Paulo e indicou a empresária Daniela Cabrera para contar sua história.

Assista a matéria completa no link: http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/v/comercio-eletronico-teve-aumento-nas-vendas-e-crescimento-do-numero-de-lojas-em-2015/4993610/

 

Reportagem: Letícia Martins, assessora de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net) / Fotos: André Barros

 

ver o album
QUANDO FOI:

28/04/2016

ONDE:

Auditório da Escola de Negócios do Sebrae-SP

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae