veja como foi o ciclo de:

Caxias do Sul/RS

 29/10/2015

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Comerciantes e empresários de Caxias do Sul aprendem como abrir e administrar uma loja na internet

 fotos

 

Promovido gratuitamente pela camara-e.net, o evento Ciclo MPE.net levou palestras sobre os três pilares do e-commerce aos moradores da Serra Gaúcha


Com um comércio varejista dinâmico, um setor industrial promissor e uma área agrícola abençoada, a cidade de Caxias do Sul, distante 128 quilômetros da capital gaúcha, foi palco no dia 29/10 do Ciclo MPE.net, evento promovido gratuitamente pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em mais de 20 cidades.

Realizado no auditório do Sindicato do Comércio Varejistas de Caxias do Sul (SindiLojas), o seminário de um dia inteiro contou com nove palestras, além de sorteio de um netbook ofertado pela própria camara-e.net e cuja vencedora foi Kélen Fernanda Muneretto Forner.

Abertura camara-e.net e patrocinadores - Caxias do Sul - 29 de outubro de 2015 - Ciclo MPE.net

Participaram da mesa de abertura a técnica de atendimento do Sebrae, Roberta Genari; o gerente regional de vendas dos Correios, Roberto Freitas, e a coordenadora do setor de convênios do SindiLojas, Paula Araújo, que destacaram a importância da capacitação de novos empreendedores e ressaltaram as oportunidades do e-commerce. “Se existe crise, existe também oportunidades e quem se adaptar aos novos cenários poderá crescer por meio da criatividade e da inovação”, declarou Freitas, dos Correios.

Rogério Menon Lovatel (foto abaixo), consultor do Sebrae, falou sobre o planejamento como etapa indispensável de qualquer negócio, seja ele online ou físico, e citou alguns pontos-chave que toda pessoa deve ter em mente antes de abrir uma loja: “Nenhuma empresa consegue atender a todos os públicos. Por isso, é fundamental definir o perfil do seu cliente e o nicho de mercado em que quer atuar”, orientou.

Sebrae - Rogerio Menon Lovatel - Caxias do Sul - 29 de outubro de 2015 - Ciclo MPE.net

Já Francisco Santos de Jesus, dos Correios, apresentou algumas soluções logísticas voltadas aos empreendedores de micros e pequenas empresas, como o Cartão Correios Fácil, que dá acesso a uma linha de crédito para realizar postagens, além do serviço de logística reversa, que facilita a troca e devolução de mercadorias.

Pablo Barrio Arconada (foto abaixo), do BNDES, explicou como o empresário pode utilizar a ferramenta disponível no portal www.bndes.gov.br para solicitar a linha de crédito que melhor de adéqua à necessidade e ao perfil do seu negócio. “As micros, pequenas e médias empresas são prioridades para o BNDES e contam com taxas e prazos mais vantajosos, além de facilidades junto aos agentes financeiros”, afirmou Arconada.

BNDES - Pablo Barrio Arconada - Caxias do Sul - 29 de outubro de 2015 - Ciclo MPE.net

Estreando no Ciclo MPE.net, a Intel levou aos caxienses informações sobre a sexta geração de microcomputadores e as tecnologias presentes nos equipamentos da marca multinacional. Àqueles que pretendem atuar na internet, Luiz Blos, representante da Intel, lembrou que o “e-commerce está atrelado à velocidade e à experiência mobile”, sendo assim, equipamentos menores que possibilitam maior mobilidade são tendências, além da tecnologia RealSense e validação biométrica.

“Sistema de pagamento online” e “Como escolher a plataforma de e-commerce” foram os temas das palestras de Ricardo Grandinetti, do MOIP, e de Alfredo Soares, da XTech, que abordaram o segundo pilar do comércio eletrônico: a operação.

Consultor do Sebrae - Elias Gonçalves Jr - Caxias do Sul - 29 de outubro de 2015 - Ciclo MPE.net

Para falar sobre marketing digital, o terceiro pilar do e-commerce, o consultor do Sebrae, Elias Gonçalves Junior (foto acima), mostrou números, vídeos e ferramentas – muitas delas gratuitas – que qualquer loja virtual pode e deve adotar para divulgar produtos e marca.  Já Luis Felipe Cota, da Goomark, deu dicas de como trazer clientes para loja virtual utilizando o Google Waze.

A representante da camara-e.net, Aline Peixoto, concluiu o evento com a apresentação do Movimento e-MPE, iniciativa da entidade para apoiar e fortalecer os empresários que atuam no comércio eletrônico. Entre os benefícios do Movimento está o Selo Clique e-Valide, que confere maior credibilidade ao micro e pequeno negócio. Para saber mais sobre o projeto, acesse www.e-mpe.com.

Participantes - Caxias do Sul - 29 de outubro de 2015 - Ciclo MPE.net

Case de sucesso

Em cada uma das 20 cidades por onde passou, o Ciclo MPE abriu espaço aos lojistas locais para que contassem sua própria história de sucesso no comércio eletrônico. Em Caxias do Sul, Michel Carra, proprietário da Casa das Capotas (www.casadascapotas.com.br), com sede em Bento Gonçalves, falou sobre as dificuldades iniciais para emplacar a loja virtual, que vende peças e acessórios para automotivos, e os êxitos alcançados principalmente depois de começar a investir na web.

Em 1997, Carra abriu a loja física, que funcionou até 2012 sem concorrentes. As vendas na internet começaram em 2008, por meio de marketplace, que, segundo ele, “é um canal de vendas com muito potencial para quem está iniciando”. O crescimento a partir de então foi rápido. “Em dois anos dobramos o tamanho da empresa”, conta. Como dica para quem está começando no e-commerce, Carra sugere ter um produto com diferencial no mercado, como preço e qualidade. “Formar um mix de produtos que venda é a parte mais difícil”, afirma.

Case de sucesso - Casa das Capotas - Caxias do Sul - 29 de outubro de 2015 - Ciclo MPE.net

ver o album
QUANDO FOI:

29/10/2015

ONDE:

Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae