veja como foi o ciclo de:

São José dos
Campos/SP

 15/09/2015

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Vale do Paraíba Paulista recebe curso gratuito sobre loja virtual para micros e pequenos empresários

 fotos

 

O Ciclo MPE.net, projeto que já capacitou mais de 64 mil pessoas em 12 anos de existência, ocorreu no dia 15/09 em São José dos Campos

O cenário econômico brasileiro pode até ser de instabilidade financeira, mas os participantes do Ciclo MPE.net, evento gratuito realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, no dia 15/09, no Centro da Juventude, em São José dos Campos, estão confiantes de que o momento seja oportuno para novos investimentos.

Sebrae - José Eduardo dos Santos  São José dos Campos - 01 de setembro de 2015 - Ciclo MPE.net

É nisso que acreditam, por exemplo, os sócios do Portal das Sapatilhas, uma loja virtual especializada em calçados femininos, com sede em São José dos Campos. Márcio Adriano Costa e Guilherme Chaves Silva lançaram o e-commerce há pouco mais de 10 meses e as vendas online vão tão bem que planejam abrir um show room no próximo ano para que os consumidores possam ter contato físico com os produtos antes de comprar.

Além disso, eles já estão investindo em uma marca própria de sapatilhas e rasteirinhas para oferecer produtos mais baratos aos clientes. “No comércio pela internet não há crise”, afirma Costa, que deixou o emprego fixo para se dedicar 100% à empresa virtual. Embora os negócios estejam crescendo, os dois sócios participaram durante um dia inteiro do Ciclo MPE.net, um seminário de capacitação para micros, pequenos e médios empreendedores (MPEs) que desejam atuar no e-commerce ou já tem uma loja virtual e querem aprimorá-la.

Case de Sucesso - Portal das Sapatilhas - São José dos Campos - 01 de setembro de 2015 - Ciclo MPE.net

A gerente regional dos Correios, Renata Crepaldi Brandão, e o representante do SEBRAE-SP, José Eduardo Simões dos Santos, fizeram a abertura do evento, que contou com nove palestras, divididas em três grandes áreas: Infraestrutura, Operação e Marketing.

A primeira abordou a importância do planejamento para o sucesso de qualquer negócio, seja físico ou digital. Santos mencionou o uso de ferramentas, como o Canvas, que ajudam os empreendedores a fazer o diagnóstico inicial da empresa.

Abertura -  Correios- Renata Crepaldi Brandão - São José dos Campos - 01 de setembro de 2015 - Ciclo MPE.net

Na palestra “Logística na cadeia de suprimentos”, Luiz Fernando Rossi Borges, dos Correios, falou sobre estoque, gestão de fluxo, preparação das encomendas, embalagens, etc., além de apresentar soluções dos Correios, como e-Sedex, específicos para MPEs que vendem pela web.

As possibilidades de financiamento e linhas de crédito para investir em melhorias para a empresa foi o tema da palestra de Ana Paula Bernardino Paschoini, do BNDES, que explicou também as vantagens do Cartão BNDES. Com ele, as empresas com faturamento de até R$ 90 milhões podem financiar a compra de máquinas, equipamentos, computadores, móveis, motocicletas, softwares, entre outros 265 mil itens.

Correios - Luiz Fernando Rossi Borges - São José dos Campos - 01 de setembro de 2015 - Ciclo MPE.net

Gabriela Moleda e Gabriella Bergamo, consultoras comerciais do MOIP, tiraram dúvidas dos participantes sobre os meios de pagamento seguros na internet e como eles facilitam o processo de compra. Bergamo ainda concedeu uma entrevista para a TV Band Vale, segunda maior emissora do Vale do Paraíba.

O evento contemplou ainda palestras sobre Marketplace, ministrada por Flávia Marcon, do MercadoLivre; como escolher uma plataforma de e-commerce, conduzida por Alfredo Soares, da Xtech; Marketing Digital, realizada pelo consultor do Sebrae, Elias Jr., e a apresentação do Movimento e-MPE da camara-e.net, feita por Adriano Ribeiro.

MOIP - Gabriela Bergamo e Gabriella Moleda - São José dos Campos - 01 de setembro de 2015 - Ciclo MPE.net

Cases regionais, sorteios e oficinas

O secretário executivo da camara-e.net, que moderou todas as palestras, convidou três empreendedores locais para contar suas experiências com o comércio eletrônico. No final do evento, houve sorteio de brindes. Juvenil de Paula ganhou um netbook sorteado ofertado pela camara-e.net e outras cinco pessoas levaram para casa kits oferecidos pelo MOIP.

Participantes - São José dos Campos - 01 de setembro de 2015 - Ciclo MPE.net

Na manhã do dia seguinte, a camara-e.net realizou na sede do Sebrae de São José dos Campos uma oficina para 20 participantes do Ciclo MPE.net,  com o objetivo de mostrar na prática a estrutura de uma loja virtual. Os palestrantes do Sebrae, Correios, Xtech e MOIP tiraram as dúvidas dos presentes.

No dia 01/10, o Ciclo MPE.net estará na capital do Paraná, para mais um dia intenso de palestras e capacitação. As inscrições são gratuitas e já está abertas no site: www.ciclo-mpe.net.

Sorteio de Brinde camara-e.net - São José dos Campos - 01 de setembro de 2015 - Ciclo MPE.net

Fonte: Assessoria de comunicação da camara-e.net

ver o album
QUANDO FOI:

15/09/2015

ONDE:

Centro da Juventude (antigo Pavilhão)

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae