veja como foi o ciclo de:

São Bernardo do Campo/SP

 01/09/2015

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Camara-e.net realiza seminário em São Bernardo do Campo/SP para mais de 220 pessoas

 fotos

 

São Bernardo do Campo, no ABC paulista, foi a 15ª cidade brasileira a receber o Ciclo MPE.net este ano, seminário gratuito promovido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) com o objetivo de capacitar micros, pequenos e médios empreendedores que intencionam entrar no e-commerce ou querem aprimorar sua loja virtual.


O evento ocorreu no dia 1º de setembro, das 9h às 18h30, no Teatro Cacilda Becker, no Paço Municipal, e contou com aproximadamente 220 participantes, além dos palestrantes de empresas associadas e parceiras da camara-e.net: Sebrae, Correios, BNDES,  E-bit, Xtech, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Uol e-commerce, MOIP e MercadoLivre.

Credenciamento - São Bernardo do Campo - 01 de setembro de 2015 - Ciclo MPE.net

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo, Hitoshi Hyoda, deu as boas-vindas ao público e falou sobre a iniciativa da camara-e.net. “O Ciclo MPE.net é uma oportunidade para quem já tem uma loja aprender como ampliar suas vendas para todo o país e para quem não é empreendedor ainda, conhecer e ingressar no mercado digital”, disse. 

Leandro Peres, consultor do Sebrae e Ronald Cavalcante, dos Correios, também integraram a mesa de abertura e destacaram a importância de um evento como o Ciclo MPE para o aprimoramento dos empreendedores da região.

Público - São Bernardo do Campo - 01 de setembro de 2015 - Ciclo MPE.net

Dados nacionais do e-commerce

A fim de passar uma visão sobre o crescimento do comércio eletrônico, Pedro Guasti, vice-presidente de Relações Institucionais do Buscapé Company, divulgou alguns números do 32º Webshoppers, levantamento semestral realizado pela E-bit.

De acordo com o relatório, o e-commerce no Brasil faturou R$ 18 bilhões no primeiro semestre de 2015, um aumento de 16% em comparação ao mesmo período do ano passado. Guasti destacou algumas informações que podem ajudar na tomada de decisões estratégicas, como tíquete médio, perfil do consumidor, escolha do meio de pagamento, expectativa de crescimento, etc.

O relatório completo do Webshoppers está disponível para download gratuito pelo site: www.ebit.com.br/webshoppers.

Planejamento: alma do negócio

Jairo Lobo, do Sebrae-SP (foto abaixo), falou sobre a importância de planejar o modelo de negócio antes de iniciar qualquer empreendimento. “O brasileiro é imediatista e não tem o hábito de planejar”, comentou. A ausência dessa etapa pode ter alto custo para o empresário.

Segundo pesquisa do Sebrae, 27% das micros e pequenas empresas (físicas e online) paulistas fecham as portas antes de completar um ano de atividade, e 58% não resiste até os cinco primeiros anos. “O planejamento não é uma ferramenta infalível, tampouco garante que nada dará errado, mas ele reduz riscos e aumenta as chances de sucesso do negócio”, afirma o especialista do Sebrae. Quer saber mais sobre a pesquisa do Sebrae? Clique aqui.

Sebrae - Jairo Lobo - São Bernardo do Campo - 01 de setembro de 2015 - Ciclo MPE.net

Para o comerciante Renato Sanchez, 47 anos, morador de São Bernardo do Campo, a palestra sobre planejamento fez todo sentido. Até dois meses atrás, ele administrava uma loja física de motocicletas, mas em função da crise econômica no País, resolveu investir no comércio eletrônico a fim de reduzir os custos operacionais e aumentar as vendas.

“Sempre tive loja física, mas com a crise econômica, venho encontrando dificuldades de me manter. Por isso, resolvi vender peças separadamente pela internet e estou pesquisando sobre os modelos de negócio”, diz Sanchez, que já comercializa alguns produtos em sites de classificados, como a OLX.

Os três pilares do e-commerce

Dividido em três grandes partes – Infraestrutura, Operação e Marketing –, o Ciclo MPE seguiu um roteiro intuitivo para mostrar aos participantes como abrir uma loja virtual.Anderson Ferreira Martins, dos Correios (foto abaixo), abordoou o tema “Logística na cadeia de suprimentos” e trouxe dicas interessantes sobre gestão de compras, gestão de estoque, eficiência no manuseio e eficiência na distribuição.

Correios - Anderson Ferreira Martins - São Bernardo do Campo - 01 de setembro de 2015 - Ciclo MPE.net

Já Ricardo Bologna Garcia, do BNDES (foto abaixo), apresentou as linhas e condições de financiamento para os micros, pequenos e médios empreendedores brasileiros e explicou que a maioria das operações do BNDES é feita indiretamente, isto é, a partir de parceiros públicos e privados (são mais de 80 instituições financeiras credenciadas no País).

Garcia detalhou as formas de apoio do BNDES: Finame, para financiamento de máquinas e equipamentos; BNDES Automático, que financia implantação, ampliação e modernização da empresa; MPME inovadora; PROGEREN, para financiamento de capital de giro e o Cartão BNDES, para máquinas, equipamentos, produtos e serviços, com limite de até R$ 1 milhão por banco emissor e taxa de juros atrativa.www.bndes.org.br

BNDES - Ricardo Bologna Garcia - São Bernardo do Campo - 01 de setembro de 2015 - Ciclo MPE.net

Na sequência, Alfredo Soares, fundador da XTECH, empresa sediada no Rio de Janeiro, explicou como escolher uma plataforma de e-commerce para a empresa.

No período da tarde, outras cinco palestras prenderam a atenção dos participantes. A primeira delas, ministrada pelo especialista da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Alexandre Marquesi, abordou uma das fortes tendências do mercado digital e as experiências proporcionadas pelo omnichannel. “Omnichannel é provocar no cliente o desejo de comprar, unindo o que é há de bom no físico e no online”, resumiu Marquesi.

Bruno Torres, do Uol e-commerce, apresentou o projeto “Impulso digital”, que tem como missão ajudar o empreendedor online brasileiro a se profissionalizar e vender mais. Durante meses, o Uol acompanhou o empresário Alcyr Neto no desafio de aprimorar a loja virtual (um empório de objetos diversificados), que até então sobrevivia às custas da loja física. O primeiro episódio do Impulso Digital pode ser visto neste link: https://youtu.be/HcRvmvmX4HI. Para acompanhar as dicas de conteúdo, acesse: www.uol.com.br/impulso

Meios de pagamento, marketplace e marketing digital

As dúvidas dos participantes sobre sistema de pagamentos online foram esclarecidas pelo gerente do MOIP, Ricardo Grandinetti, que falou, entre outros pontos, sobre as estratégias para melhorar a conversão. A primeira delas, disse, é encarar a experiência online como uma pirâmide de três níveis: esforço, tempo e recompensa. “O cliente está em busca da máxima recompensa, com o mínimo de esforço e tempo”, declarou.

Uma das palestras inéditas do Ciclo MPE deste ano foi conduzida pelo diretor do MercadoLivre e coordenador do Comitê de Varejo online da camara-e.net, Leandro Soares, que trouxe um panorama mundial da representatividade dos marketplaces. De acordo com dados do ComScores (Retail websites), de janeiro deste ano, apresentados por Soares, nove dos 16 maiores sites de e-commerces mundiais (em visitantes únicos mensais) são marketplaces, e o MercadoLivre é o único representando a América Latina.

Marketplaces são plataformas online onde a transação de compra e venda ocorre fora do site do vendedor”, explicou. Funcionam como shoppings virtuais, oferecendo estrutura, exposição da marca, soluções tecnológicas, baixo investimento, vendas adicionais e o principal: visibilidade. “Marketplaces são grandes consolidadores de demanda online”, resumiu Soares.

Para finalizar os três pilares do comércio eletrônico, o consultor do Sebrae, Elias Jr.,compartilhou algumas dicas de marketing digital e ressaltou a importância de investir em publicidade on-line, SEO e geração de conteúdo próprio, que aumenta a relevância da loja virtual nas pesquisas orgânicas.

Público - São Bernardo do Campo - 01 de setembro de 2015 - Ciclo MPE.net

Sorteio de brindes e próxima edição

Como ocorre em todos as etapas do Ciclo MPE, a camara-e.net sorteou entre os presentes um notebook e o ganhador da vez foi Ferdinando Mancebo.

Na próxima 3ª feira, 15/09, será a vez do Vale do Paraíba Paulista sediar o ciclo de seminários sobre comércio eletrônico. Serão 300 vagas para os micros e pequenos empreendedores da região assistir as palestras no Centro da Juventude (antigo Pavilhão), em São José dos Campos. Quer aproveitar a oportunidade? Inscreva-se no site: www.ciclo-mpe.net

Fonte: assessoria de comunicação da camara-e.net

ver o album
QUANDO FOI:

01/09/2015

ONDE:

Paço Municipal - Teatro Cacilda Becker

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae