veja como foi o ciclo de:

Rondonópolis/MT

 20/08/2015

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Camara-e.net leva seminário e oficina sobre loja virtual para Rondonópolis/MT

 fotos

 

Realizado no dia 10/08, o Ciclo MPE.net capacitou micros e pequenos empreendedores para o comércio eletrônico

Localizada a 210 quilômetros da capital Cuiabá e com uma população de aproximadamente 215 mil habitantes, Rondonópolis recebeu, no dia 20/08, o Ciclo MPE.net, seminário gratuito promovido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) com o intuito de ensinar os participantes como planejar, abrir, administrar e divulgar uma loja na internet.

Sebrae - Angela Márcia de Souza Damian - Rondonópolis - 20 de agosto de 2015 - Ciclo MPE.net

A gestora de projetos do Sebrae regional, Carla Pontes Cavalcante Pontes, e o gerente comercial dos Correios, Marcelo José Teixeira, deram as boas-vindas ao público, composto por micros e pequenos empreendedores, comerciantes locais, desempregados e alunos do programa de qualificação de aprendizes do Serviço Nacional do Comércio (Senac).

Na primeira palestra do dia, a consultora do Sebrae, Ângela Márcia de Souza Damian, abordou o tema planejamento como fator de sucesso para um bom negócio. “Muitas pessoas acham que o planejamento é um bicho de sete cabeças, mas não é. Esta etapa tem como objetivo sistematizar as ações futuras e prever cenários, tanto positivos quanto negativos”, afirmou.

Sebrae - Angela Márcia de Souza Damian - Rondonópolis - 20 de agosto de 2015 - Ciclo MPE.net

Segundo a consultora, mesmo quem pretende abrir uma loja na internet não pode pular esta fase: “Além de responder as perguntas básicas, como perfil do consumidor e tipo de produto que se quer vender, o empresário precisa atender a legislação do comércio eletrônico e saber como funciona esse ambiente”, completou.

Por sua vez, o consultor dos Correios, Nodel da Luz Filho, falou sobre as ferramentas e serviços que os Correios disponibilizam aos varejistas virtuais, como o Cartão Fácil Correios, destinado aos micros empresários que estão começando a jornada. “Como benefício, o Cartão Fácil Correios oferece preços diferenciados no mercado, integração de ferramentas, automação e todo suporte de consultoria para poder crescer”, disse.

Correios - Nodel da Luz Filho - Rondonópolis - 20 de agosto de 2015 - Ciclo MPE.net

A palestra de Joselito Bonifácio Oliveira, do BNDES, discorreu sobre as formas de crédito que as empresas com faturamento de até R$ 90 milhões podem contratar para investir no seu negócio.

Na sequência, Elias Jr., consultor do Sebrae, trouxe diversas dicas de como divulgar a empresa nos canais online: blogs, redes sociais, sites de busca, anúncios pagos, entre outros. O especialista ressaltou a importância de investir em marketing digital e marcar presença na internet com conteúdo relevante, não apenas com propaganda do produto.

BNDES - Joselito Bonifácio Oliveira - Rondonópolis - 20 de agosto de 2015 - Ciclo MPE.net

Uma das principais dúvidas dos participantes, como escolher o meio de pagamento online, foi o tema do painel das consultoras do MOIP, Gabriella Moleda e Gabriela Bergamo. Já Alfredo Soares, da Xtech, esclareceu as vantagens e desvantagens dos tipos de plataforma de e-commerce.

Durante a palestra, ele perguntou quem já havia comprado algum produto online e grande parte dos presentes levantou a mão. “Isso quer dizer, no mínimo, que  se as marcas de Rondonópolis não começarem a vender online, poderão perder esse público consumidor para as marcas das grandes capitais”, alertou.

Xtech Commerce - Alfredo Soares - Rondonópolis - 20 de agosto de 2015 - Ciclo MPE.net

A última palestra foi conduzida por Adriano Ribeiro, da camara-e.net, que apresentou dados de faturamento e crescimento do setor e falou sobre o Movimento e-MPE, projeto da entidade para apoiar e fomentar as micros e pequenas empresas.

Por fim, a camara-e.net ainda sorteou um netbook e o ganhador foi o jovem Robson Rezende Marques, aluno do Senac.

Sorteio - Rondonópolis - 20 de agosto de 2015 - Ciclo MPE.net

Na manhã do dia seguinte, 16 pessoas participaram da oficina realizada pela camara-e.net e alguns dos palestrantes do Ciclo, em que foi mostrado os bastidores do comércio eletrônico, isto é, como a loja virtual funciona na prática.

A próxima cidade a receber o Ciclo MPE.net será São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

ver o album
QUANDO FOI:

20/08/2015

ONDE:

Mon Jardin Hotel

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae