veja como foi o ciclo de:

Cariacica/ES

 04/08/2015

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Capixabas investem no comércio eletrônico e se capacitam no Ciclo MPE.net

 fotos

 

Projeto desenvolvido pela camara-e.net leva a Cariacica/ES palestras gratuitas sobre como abrir, administrar e divulgar uma loja virtual


Situada na região metropolitana de Vitória (ES), Cariacica recebeu no dia 04 de agosto o Ciclo MPE.net, iniciativa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) que, desde 2003, capacita micros, pequenos e médios empreendedores para atuar no e-commerce. De lá pra cá, o projeto já atendeu mais de 64 mil pessoas.

Em Cariacica, o público, de aproximadamente 105 participantes, assistiu oito palestras sobre os três pilares de uma loja virtual (infraestrutura, operação e marketing), ministradas por especialistas e parceiros da camara-e.net: Correios, SEBRAE, BNDES (patrocinadores máster), UOL, Guia-se RJ e MOIP.

Abertura - SEBRAE - Cristiane - Cariacica - 04 de agosto de 2015 - Ciclo MPE.net

Na mesa de abertura, os representantes do SEBRAE e dos Correios falaram sobre o segmento do e-commerce como uma oportunidade de negócio, principalmente em momentos de crise. Cristiane Barbosa e Castro, gerente de atendimento ao comércio do SEBRAE, destacou que toda empresa deveria considerar o forte crescimento do e-commerce e investir no setor.

“A compra por meio do celular, por exemplo, chamada de mobile commerce, está aumentando cada vez mais, da mesma forma que as vendas de smartphone cresce. Por isso, é importante estarmos presentes nesse mercado”, comentou.

Abertura - CORREIOS - Rafael Fiorio - Cariacica - 04 de agosto de 2015 - Ciclo MPE.net

Rafael Carpanedo Fiório (foto acima), diretor regional dos Correios/ES, citou dados do operador logístico para demonstrar essa tendência de crescimento. “No primeiro semestre de 2015 em comparação com o mesmo período do ano passado, nós [Correios] crescemos 667%. Se olharmos um pouco mais no retrovisor e compararmos o primeiro semestre de 2014 com o de 2013, o crescimento foi de 271%. Ou seja, os números do e-commerce são fantásticos”, disse.

Na sequência, a consultora do SEBRAE, Isabela Minatel Bassi (foto abaixo), apresentou a ferramenta Canvas para modelar negócios, em uma palestra desenvolvida especialmente para os participantes do Ciclo MPE. “Trata-se de uma ferramenta para inovação e melhorias. Ela é interessante principalmente para quem está começando o próprio negócio”, explicou.

SEBRAE - Isabela Minatelli Bassi - Cariacica - 04 de agosto de 2015 - Ciclo MPE.net

Segundo Isabela, o Canvas possibilita prever qual é o modelo mais estratégico para operacionalizar a empresa e minimizar riscos e erros na implementação. Por meio de um mapa visual pré-formatado com nove blocos, o empreendedor é estimulado a pensar na proposta de valor ideal, visualizar seu segmento de clientes, estabelecer quais os canais e formas de relacionamento que serão usados no modelo de negócio e já prever as possíveis fontes de receita, sempre buscando fugir do quadrado. “Nós falamos aqui, por exemplo, dos modelos de assinatura, possibilidade fora do padrão que pode ser o diferencial do negócio.”

Clique aqui e leia mais sobre o Canvas (http://goo.gl/l75qRI)

Apoio e investimento no e-commerce

NETWORK - Cariacica - 04 de agosto de 2015 - Ciclo MPE.net

Patrícia Ribeiro Maciel Teubner (foto abaixo), dos Correios, falou sobre o projeto de universalização do e-commerce no Espírito Santos, que pretende atuar junto aos empresários locais para ampliar o canal de venda usando o comércio eletrônico. A iniciativa envolve parcerias estratégias com o SEBRAE, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação de Venda Não Presencial do Espírito Santo (Avenpes) entre outras instituições.

“Por esta razão, o foco da nossa palestra no Ciclo MPE foi mostrar aos empreendedores que estão começando no varejo online de que é possível atuar nesse mercado, mas é muito importante planejar, ter um parceiro logístico que atenda a amplitude do negócio dele, além de investir em ferramentas tecnológicas”, pontuou Patrícia.

CORREIOS - Patrícia Ribeiro Maciel Teubner - Cariacica - 04 de agosto de 2015 - Ciclo MPE.net

“Impulso Digital” foi o tema da palestra de Diego Dourado, do UOL e-commerce, apresentada em vídeo. O Impulso Digital é um reality show online desenvolvido pelo UOL para quem deseja abrir uma loja virtual. Durante meses, o UOL acompanhou a jornada de Neto, dono de uma loja física no bairro da Lapa, em São Paulo, para abrir uma loja virtual.

Com a ajuda de especialistas em e-commerce, Neto foi aprendendo dicas e estratégias para criar uma loja na internet e o resultado desse aprendizado pode ser conferido no link http://ecommerce.uol.com.br/impulso-digital/ por meio de vídeos, e-books, infográficos, planilhas e diversos textos.

GUIA-SE RJ CENTRO - Elias Jr. - Cariacica - 04 de agosto de 2015 - Ciclo MPE.net

Os participantes do Ciclo MPE também assistiram à palestra do BNDES sobre como aumentar a chance de conseguir crédito para investir no seu negócio, ministrada por André Luis de Barros Lima. O consultor Elias Jr (foto acima), da GUIA-SE RJ, abordou dois temas: “Boas práticas para um e-commerce de sucesso” e “Marketing digital”, e as representantes do MOIP, Gabriella Moleda e Gabriela Bergamo, explicaram como funciona e quais as vantagens do sistema de pagamento na internet.

O último painel ficou a cargo do consultor da camara-e.net, Adriano Ribeiro, que apresentou o Movimento e-MPE, uma iniciativa da própria entidade para apoiar as micros e pequenas empresas que atuam na internet. Entre os benefícios de aderir ao Movimento está o acesso ao Selo Clique e-Valide e ao Kit de Competitividade Digital. Clique aqui e saiba mais.

Credenciamento - Cariacica - 04 de agosto de 2015 - Ciclo MPE.net

Brindes e oficina

Como ocorre em todas as etapas do Ciclo MPE.net, a camara-e.net sorteou entre os presente um notebook. O ganhador da vez foi o capixaba César Franklin Costa (à direita na foto abaixo).

SORTEIO - Cariacica - 04 de agosto de 2015 - Ciclo MPE.net

Na sexta-feira, 05/08, a camara-e.net realizou, no SEBRAE da cidade de Serra/ES, uma oficina com 22 participantes do Ciclo MPE.net, que tiveram a oportunidade de acompanhar exemplos práticos de como montar uma loja virtual. “Na oficina, mostramos aos interessados como funciona a estrutura de um e-commerce e tiramos alguma dúvida que porventura ficou da palestra”, reforça Elias Jr, um dos palestrantes.

A próxima cidade a receber o Ciclo MPE.net será Rondonópolis/MT no dia 20/08. Em setembro, o Ciclo percorrerá dois municípios paulistas: São Bernardo do Campo (dia 1º) e São José dos Campos (dia 15).

ver o album
QUANDO FOI:

04/08/2015

ONDE:

SEST/SENAT

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae