veja como foi o ciclo de:

Recife/PE

 23/07/2015

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Seminário em Recife apresenta oportunidades no e-commerce para micros e pequenos empreendedores

 fotos

 

Escolher um nicho de mercado e investir em marketing digital são algumas dicas dos palestrantes para quem está entrando no setor


O comércio digital é um ambiente de oportunidades. No Brasil, o segmento cresce cerca de 20% ao ano e já atraiu mais de 60 milhões de consumidores. Há espaço, tecnologias e parceiros para quem pretende começar a investir no segmento, mas antes de abrir uma loja virtual é importante planejar e conhecer as especificidades do setor.

SEBRAE - Fábio Barbosa - Recife - 23 de julho de 2015 - Ciclo MPE.net

Foi com esse objetivo que 160 empreendedores de Recife e região participaram do Ciclo MPE.net, série de seminários gratuitos promovidos pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), com o patrocínio do Sebrae, BNDES e Correios, no dia 23/07, no Recife Praia Hotel, em Boa Viagem, na capital pernambucana.

A abertura do evento contou com a presença de Roberto Moreira, analista técnico do Sebrae-PE, e Antônio Alexandre, gerente de vendas dos Correios. Durante todo o dia, foram ministradas oito palestras, que abrangeram os três pilares de uma loja virtual: infraestrutura, operação e marketing.

Márcio Michel Lopes da Silva, gerente de contas especiais dos Correios, apresentou as soluções em logística que a empresa oferece aos micros, pequenos e médios empresários que atuam no comércio eletrônico, entre elas o e-sedex. “O e-sedex é um diferencial para quem vende pela internet, porque o preço dele é muito mais competitivo. Trata-se de um serviço customizado e a tarifa varia conforme a quantidade de encomendas que é postada”, explica. Nos dois primeiros meses, o lojista fica isento da cota mínima de utilização do serviço, justamente para poder experimentar e verificar a demanda da sua loja.

CORREIOS - Márcio Michel Lopes da Silva - Recife - 23 de julho de 2015 - Ciclo MPE.net

Adriane Carine B. M. Silveira, representante do BNDES, explicou as possibilidades de créditos e condições para as MPEs investirem em seus negócios. Um desses serviços é o cartão BNDES, um crédito pré-aprovado, de até R$ 1 milhão, para aquisição de produtos credenciados no Portal de Operações do Cartão BNDES.

Gabriella Moleda e Gabriela Bergamo, do MOIP, falaram sobre os benefícios que o sistema de pagamentos online pode oferecer tanto para o lojista quanto para o consumidor e um deles é a segurança na transação.

MOIP - Gabriela Bérgamo - Recife - 23 de julho de 2015 - Ciclo MPE.net

Nichos de mercado e marketing digital

Anna Helise Raad, da loja Wix, falou sobre como criar uma loja virtual usando uma plataforma gratuita. Por sua vez, Diego Dourado, do UOL Host, um braço do grupo UOL voltado para quem pretende abrir uma loja na internet, falou sobre a hospedagem do site, a escolha da plataforma e deu diversas dicas para quem está entrando no segmento. “Não economize no layout do seu site. Obviamente ninguém tem ‘rios de dinheiro’ para gastar, mas o visual do seu site é a fachada de uma loja virtual, então, invista nisso”, aconselhou.

UOL - Diego Dourado - Recife - 23 de julho de 2015 - Ciclo MPE.net

Ele também orientou os participantes a pesquisarem um nicho de mercado antes de abrir uma loja virtual. No caso das MPEs, as vantagens de vender para um segmento ou público específico são maiores do que ser uma loja generalista, isto é, que vende de tudo. Uma delas é a concorrência. Uma loja que vende camisas de time de futebol, por exemplo, estará concorrente certamente com grandes varejistas do setor, como Centauro e Netshoes, que já têm marca e público cativo. Por outro lado, se ela focar em um nicho de camisas de futebol retrô, as chances de destaque são muito maiores. “Quanto mais específico você for, mais fácil será vender e atingir o seu público”, resume.

O consultor do Sebrae, Elias Jr., da empresa Guia-se RJ, falou sobre a importância do marketing digital para divulgar a marca, alavancar as vendas e criar relacionamento entre o consumidor e a empresa. Ao contrário do que muita gente possa imaginar, Elias Jr. afirmou que o marketing é “muito mais acessível do que o tradicional” e já não se trata mais de um diferencial ou tendência. “A divulgação online já não é mais uma tendência, mas uma imposição. Esteja onde seu cliente e seu concorrente estão”, orientou.

GUIA-SE RJ CENTRO - Elias Jr. - Recife - 23 de julho de 2015 - Ciclo MPE.net

A última palestra, proferida por Adriano Ribeiro, da camara-e.net, apresentou o Movimento e-MPE, iniciativa criada pela entidade para apoiar os micros e pequenos empreendedores virtuais, oferecer serviços e ferramentas para que possam fortalecer seu e-commerce (www.e-mpe.com).

No final do evento, a camara-e.net sorteou um notebook entre os presentes e o sortudo da vez foi Carlos Eduardo Costa Brotherhood. Até o final do ano, a camara-e.net vai visitar outras nove cidades com o Ciclo MPE.net. A próxima delas será Cariacica/ES, no dia 04/08. Clique aqui e confira a programação.

SORTEIO - Recife - 23 de julho de 2015 - Ciclo MPE.net

ver o album
QUANDO FOI:

23/07/2015

ONDE:

Recife Praia Hotel - Salão Boa Vista

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae