veja como foi o ciclo de:

João Pessoa/PB

 07/07/2015

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Palestras promovidas pela camara-e.net na Paraíba destacam a importância do planejamento e da criatividade nos negócios digitais

 fotos

 

Micros e pequenos empreendedores de João Pessoa receberam capacitação para abrir uma loja virtual


Há duas décadas o comércio eletrônico passou a ser uma realidade no Brasil e hoje mais de 60 milhões de pessoas já compram online. Embora o país esteja vivendo um cenário de desaceleração econômica, a expectativa é que até o final do ano o e-commerce fature R$ 43 bilhões e ganhe cada vez mais novos e-consumidores.

Os números mostram um setor otimista e em constante crescimento, no entanto, para ingressar nesse mercado como varejista não basta apenas motivação. É preciso se capacitar. Com este objetivo, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), com o patrocínio máster do Sebrae, Correios e BNDES, realiza o Ciclo MPE.net, uma série de palestras presenciais e totalmente gratuitas sobre os três pilares do e-commerce: infraestrutura, operacionalização e marketing.

Credenciamento - João Pessoa - 07 de julho de 2015 - Ciclo MPE.net

A mais recente etapa do projeto aconteceu na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, no dia 07 de julho, e contou com especialistas de empresas associadas à camara-e.net. Na abertura do evento, Alexandre Teixeira, analista do Sebrae-PB, e Francisco Leonardo de Medeiros, analista dos Correios, comentaram sobre a 12ª edição do Ciclo MPE.net e as oportunidades do setor.

“A crise atual é também um momento de amadurecimento. Se tirarmos a letra ‘s’ da palavra ‘crise’, temos uma dica do que fazer neste momento. Por isso, o Ciclo MPE.net é uma iniciativa importante, pois leva conhecimento sobre comércio eletrônico a novos empreendedores”, declarou o analista do Sebrae.

Abertura - camara-e.net e patrocinadores - João Pessoa - 07 de julho de 2015 - Ciclo MPE.net

Medeiros apresentou soluções na área de logística para o comércio eletrônico, como o Cartão Correios Fácil, no qual o micro e pequeno empreendedor desfrutar de mais facilidade na postagem da encomenda, com crédito pré-aprovado. “Uma das principais preocupações do consumidor ao comprar online é se ele vai receber o produto sem danos. Por isso, ter um parceiro confiável para fazer a entrega da mercadoria é fundamental”, destacou.

Empreendedorismo no século 21 foi o tema abordado pelo consultor do Sebrae- PB, Valdolírio dos Santos, que ressaltou algumas qualidades imprescindíveis para quem pretende ter um negócio próprio. “O empreendedor do século 21 precisa trabalhar com metas, ser criativo e flexivo e saber lidar com a diversidade de informações que circula ao seu redor”, destacou. “Mas não basta só ter uma boa ideia e uma boa visão do negócio. É necessário saber transformar essa ideia em algo útil e relevante para a sociedade”, ponderou.

SEBRAE - Valdolírio dos Santos Junior - João Pessoa - 07 de julho de 2015 - Ciclo MPE.net

Segundo ele, mesmo com uma equipe reduzida, como é o caso de boa parte das micros e pequenas empresas, não se pode deixar de pensar como um grande empreendedor, pois os desafios, muitas vezes, são os mesmos. “É preciso enfrentar a crise com criatividade. Coloque a sua visão em ação e busque superar os medos com conhecimento, troca de informações e aprendizados compartilhados”, aconselhou.

Meios de pagamento, possibilidades de crédito e marketing digital

As dúvidas sobre meios de pagamento na Internet foram esclarecidas pelo especialista do MOIP, Ricardo Grandinetti, que falou sobre conversão de visitas em compras, deu dicas de usabilidade e recuperação de venda e orientou quem está pensando em abrir uma loja virtual. “O varejista precisa procurar um meio de pagamento que se adéqua ao perfil do seu negócio, levando-se em consideração o volume de transações, entre outros aspectos”, disse.

BNDES - Eliézer Cordeiro Nascimento - João Pessoa - 07 de julho de 2015 - Ciclo MPE.net

Já Eliézer Cordeiro Nascimento, do BNDES, discorreu sobre as possibilidades de crédito para que micros e pequenos empreendedores possam investir em seus negócios e continuar crescendo. Elias Jr, da empresa Guia-se RJ, também falou sobre como alavancar o e-commerce, mas valendo-se das ferramentas online para isso. De acordo com ele, marketing digital deixou de ser uma questão de escolha e tornou-se estratégia fundamental para melhorar o posicionamento da sua marca, alavancar as vendas, divulgar produtos e serviços e promover o relacionamento com os clientes. “O e-commerce sozinho não vende. É como uma loja física sem vendedor e sem propaganda”, comparou.

Do offline para o online

Para quem já possui um negócio no varejo físico, o e-commerce se mostra como um meio de ultrapassar fronteiras e angariar novos clientes. É o caso da fabricante de calçados magnéticos 700 Graus, sediada em Campina Grande (PB), que conseguiu ampliar o público consumidor com a abertura de uma loja virtual. “Atualmente, temos cinco mil revendedores cadastrados em todo o Brasil, e encontramos no e-commerce um meio de distribuir nossos produtos para outras regiões brasileiras que não eram atendidas, além de outros países como EUA, França e Espanha”, conta o empresário Ivanaldo Santos Silva, que participou do Ciclo MPE.net em João Pessoa com o objetivo de aprimorar os negócios.

Credenciamento - João Pessoa - 07 de julho de 2015 - Ciclo MPE.net

Mas assim como os principiantes no comércio online, o varejista que pretende levar sua loja tradicional para o ambiente virtual também precisa fazer um bom planejamento e investir nas ferramentas certas. Em sua palestra, Diego Dourado Pereira, representante do UOL e-commerce, explicou alguns dos desafios, dificuldades e oportunidades dessa empreitada, que foram abordados com mais detalhes projeto Impulso Digital, uma série de vídeos que mostram a saga de um empresário de São Paulo para abrir uma versão online do seu mercado.   Para saber mais sobre o Impulso Digital, clique aqui.

Por fim, Adriano Ribeiro, da camara-e.net, apresentou o Movimento e-MPE, uma iniciativa da entidade para apoiar os micros, pequenos e médios empreendedores do e-commerce. Ao se associar ao Movimento, a loja virtual adquire o Selo Clique e-Valide e tem acesso aos serviços e produtos oferecidos com descontos especiais pelos parceiros da camara-e.net. Clique aqui e conheça mais sobre o Movimento e-MPE.

camara-e.net - Adriano Ribeiro - João Pessoa - 07 de julho de 2015 - Ciclo MPE (1)

ver o album
QUANDO FOI:

07/07/2015

ONDE:

Senac Paraíba

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae