veja como foi o ciclo de:

São Paulo/SP

 23/06/2015

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Edição especial do Ciclo MPE.net no eShow SP capacita micros e pequenos empreendedores para o e-commerce

 fotos

 

O evento aconteceu no Transamérica Expocenter e reuniu empreendedores interessados em abrir ou aprimorar seu e-commerce


A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) participou do eShow SP, feira e congresso sobre negócios digitais, que aconteceu nos dias 23 e 24 de junho, na capital paulista, com uma edição especial do Ciclo MPE.net, série de palestras gratuitas sobre como planejar, abrir, administrar e divulgar um e-commerce de sucesso.

Clique aqui e acesse o álbum de fotos do Ciclo MPE.net no eShow São Paulo

Infraestrutura em comércio eletrônico para MPE's

Realizada no primeiro dia do congresso, 23/07, das 16h às 19h30, a capacitação contou com a apresentação do Sebrae, Correios, BNDES, Embrasoft, Soluti, Moip, Guia-se e e-Goi, além do case de sucesso Omnize.

Paulo Peres da Embrasoft, Jairo Lobo, do Sebrae, e Hélio Ribeiro de Sá, da Soluti, falaram sobre infraestrutura no comércio eletrônico para MPEs e trataram, respectivamente, dos seguintes tópicos: por que fazer um bom planejamento do e-commerce, como escolher uma boa plataforma e os benefícios da certificação digital para o varejista e o consumidor.

Infraestrutura em comércio eletrônico para MPE's

A parte de operacionalização da loja virtual foi abordada pela representante do Moip, Gabriela Moneda, que explicou a importância dos meios de pagamento na internet. Já Pablo Arconada, do BNDES, mostrou as possibilidades de financiamento para micros e pequenos empreendedores, enquanto Washington Davi de Almeida, dos Correios, explicou os principais cuidados que se deve ter em relação à logística, endossando a importância do planejamento.

Como divulgar seu e-commerce

O consultor do Sebrae e diretor da agência Guia-se, Elias Jr., deu dicas sobre webmarketing e de como utilizar as redes sociais para divulgar a loja virtual. Segundo ele, mais de 50% da população brasileira utiliza a internet no Brasil e fica mais de quatro horas por dia conectada. Um dos motivos pelos quais as empresas precisam investir em mídias digitais. “A divulgação online já não é uma tendência. É uma realidade, uma imposição. Quem não investe da forma correta, não tem retorno”, afirma.

Webmarketing e utilização de redes sociais em comércio eletrônico para MPE's

Para André Amorim, o empreendedor digital deve se valer de todos os meios possíveis, dentro de uma estratégia de divulgação bem estruturada, para atingir seu cliente, e destacou a vantagem do e-mail marketing quando empregado corretamente. Pela primeira vez palestrando no Ciclo MPE.net, o executivo falou sobre a e-Goi, plataforma multicanal que oferece soluções de comunicação para o e-commerce.

Case de Sucesso

Nessa edição especial do Ciclo MPE.net, a camara-e.net abriu espaço para a apresentação da recém-criada empresa Omnize, que está lançando uma ferramenta para integrar os canais de atendimento ao consumidor (telefone, whatsApp, e-mail), facilitando e agilizando o processo. “A questão é que a empresa não pode oferecer os canais de atendimento que são convenientes só para ela. É preciso oferecer aquilo que o cliente pode usar”, argumenta Helena Simon, co-fundadora da empresa. “Não é o cliente que tem que se adaptar à empresa, mas o contrário”, completou.

No encerramento do evento, o presidente da camara-e.net, Ludovino Lopes, ressaltou o crescimento e a evolução do e-commerce brasileiro, que celebra duas décadas, e deixou uma mensagem aos micros e pequenos empresários. “O comércio eletrônico fez um percurso extremamente interessante ao longo dos anos, o que nos deixa orgulhosos de fazer parte dessa história em que o Brasil foi um dos países pioneiros”, disse. “A história do e-commerce foi construída por empreendedores como vocês, por isso vão em frente e desenvolvam iniciativas competitivas e criativas.”

Por fim, a camara-e.net sorteou um leitor de livros digitais e o sortudo da vez foi Eduardo Mancini, diretor do Studio SMB.

ver o album
QUANDO FOI:

23/06/2015

ONDE:

eShow São Paulo - Transamérica Expo Center

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae
ESPM
Realização:
camara-e.net