veja como foi o ciclo de:

Aracaju/SE

 09/06/2015

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Ciclo MPE.net reúne micros, pequenos e médios empreendedores em Aracaju (SE) para esclarecer dúvidas sobre como abrir uma loja virtual

 fotos

 

Com aproximadamente 572 mil habitantes, a cidade de Aracaju (SE) foi palco de mais uma rodada do seminário gratuito promovido pela camara-e.net com o patrocínio máster do Sebrae, BNDES e Correios

No dia 09 de junho, aconteceu no auditório do Senac, em Aracaju (SE), mais uma etapa do Ciclo MPE.net, promovido pela Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico (camara-e.net). O evento gratuito, realizado das 08h40 às 17h30, contou com palestras de especialistas do Sebrae, Correios, BNDES, Moip, UOL e-commerce e Guia-se, envolvendo os três pilares do e-commerce: planejamento, infraestrutura e operação.

Matheus Felizola, do Sebrae, e Valter Rubens Souza, dos Correios, deram as boas-vindas aos participantes e palestraram, respectivamente, sobre “Internet para pequenos negócios” e “Logística na cadeia de suprimentos”. “O pequeno empreendedor vai até o Sebrae muitas vezes com dúvidas sobre o que é uma loja virtual e de como ele pode adaptar o seu comércio físico para uma plataforma online”, disse Felizola.

Clique aqui e acesse o álbum de fotos completo do Ciclo MPE.net em Aracaju (SE)

Durante a palestra, ele falou sobre as ferramentas disponíveis pelo Sebrae que podem auxiliar o empresário nessa adaptação, entre elas a Bússola Sebrae e o Clique Marketing Sebrae, plataformas onde se inicia uma estratégia de loja virtual, além de cursos, como o Internet na Medida, que tem duração de uma semana e apresenta um mundo virtual para os empreendedores

Outra questão importante abordada na palestra foi até que ponto o empreendedor deve conhecer seu negócio para poder opinar durante o processo de transição do offline para online. Para Felizola, o empreendedor deve conhecer seu empreendimento melhor do que ninguém e, mesmo contratando alguém para tocar o barco, ele precisa saber quais são as palavras-chave, como os clientes reconhecem seu produto e como chegar nesse cliente. “Primeiramente, ele tem que entender do próprio negócio para depois pensar em uma atuação de marketing na internet”, ressalta.

Por sua vez, Valter Rubens Souza, dos Correios, detalhou as etapas de entrega da mercadoria, desde a separação do produto no estoque até a entrega no endereço do destinatário. Um dos serviços dos Correios é a logística reversa, que possibilita a troca e/ou devolução de produtos de forma mais ágil.

José Elias Gonçalves Júnior, do Guia-se, coordenou a palestra sobre Marketing Digital, e Adriano Ribeiro, da própria camara-e.net, apresentou o Movimento e-MPE, iniciativa da entidade que visa oferecer apoio aos micros e pequenos empreendedores e conceder benefícios, como o acesso ao Selo Clique e-Valide e ao Kit de Competitividade Digital. Para saber mais, basta acessar www.cliqueevalide.com.br.

Na sequência, Bruno Torres, do UOL e-commerce, falou sobre o projeto Impulso Digital, série de vídeos realizada pela UOL Host que mostra as dificuldades, erros e acertos de um empresário, o Neto, ao levar seu comércio para o ambiente virtual. Com uma equipe de consultores da área, Neto encontra soluções para finanças, marketing digital, meios de pagamento eletrônico, gestão de estoque e logística, entre outros recursos fundamentais para um e-commerce de sucesso.

Investimento e meios de pagamento

A palestra de Ana Carolina Carvalhosa, do BNDES, foi sobre “Crédito para Investir no Seu Negócio”. Dentre os vários produtos com condições acessíveis para as MPEs, ela destacou o BNDES automático, para projetos de investimento o Finame (Financiamento para Máquinas e Equipamentos) e o cartão BNDES, produto que está sempre ampliando sua base de compradores e fornecedores.

Representando a empresa de meios de pagamento Moip, as palestrantes Gabriella Moleda e Gabriela Bergamo falaram sobre o processo de migração do negócio offline e para o digital. “Entre os pontos mais importantes está o planejamento bem feito. No mundo físico, a empresa já tem nome e marca estabelecidos. No online, é fundamental considerar que tudo acontece de forma mais rápida”, comentou Gabriela Bergamo. Nem sempre essa agilidade é boa. Toma-se como exemplo o cliente que, às vezes, tem uma experiência malsucedida no processo de compra e decide reclamar nas redes sociais. A reclamação pode atingir inúmeros internautas e prejudicar a imagem da loja, tanto a virtual quanto a física.

Em todos os Ciclo MPE.net, a camara-e.net abre espaço para que os participantes que já possuem uma loja virtual possam compartilhar suas experiências no e-commerce.  Bruno Martins Cabral, da So Fierce Corporation, e Vinícius Castro, da SWX, foram os cases de sucesso apresentados em Aracaju.

No encerramento do evento, a camara-e.net sorteou um notebook dois em um (notebook e tablet)entre os presentes e o ganhador foi Carlos Roberto de Freitas Júnior.

ver o album
QUANDO FOI:

09/06/2015

ONDE:

Senac Aracaju

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae