veja como foi o ciclo de:

Porto Velho/RO

 23/04/2015

 

  Certificados

Problemas com o Certificado? Fale conosco.
 

Porto Velho/RO é a sexta cidade a receber o Ciclo-MPE.net este ano

 fotos

 

Há 12 anos, o Ciclo MPE.net, iniciativa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico - camara-e.net - percorre as cinco regiões brasileiras levando capacitação sobre e-commerce aos moradores. O objetivo é mostrar aos micros e pequenos empreendedores os passos principais para abrir uma loja virtual. No dia 23/04 foi a vez de Porto Velho, capital de Rondônia, receber o ciclo de palestras.

Fernando Ricci, secretário executivo da camara-e.net, conduziu a mesa de abertura, composta por representantes dos Correios, do Sebrae e do Senac Porto Velho, onde foi realizado o evento. Conduzida pela coordenadora nacional de comércio eletrônico do Sebrae, Hyrla Marianna, a palestra inicial abordou o impacto da internet na decisão de compra e as novas gerações de consumidores.

“Tecnologias, como o mobile commerce, têm crescido muito nos últimos tempos e ampliado a oportunidade para que cada vez mais pessoas possam comprar pela internet de onde estiverem”, disse. Sendo assim, faz todo sentido que micros e pequenos empreendedores que já possuem uma loja física levem seu negócio para o ambiente online e aqueles que não têm, invistam no mercado virtual.

O passo a passo da logística, desde o momento do pedido até a entrega do produto, foi explicado pelo representante dos Correios, Deusdedi Rodrigues Alves, que falou sobre os modelos de identificação dos Correios para gerenciamento de postagens; do sistema de rastreamento dos produtos postados; do frete grátis como fator de decisão das compras e dos benefícios do Cartão Correios Fácil para os micros e pequenos empresários.

Na palestra sobre “Crédito para investir no seu negócio”, o gerente do BNDES, Anderson Marques, esclareceu como as linhas de crédito de longo prazo tornam possível a aquisição de máquinas, equipamentos, entre outros recursos para alavancar o empreendimento. Ele também apresentou as vantagens do Cartão BNDES, feito para facilitar o investimento das micros, pequenas e médias empresas.

O Ciclo MPE.net de Porto Velho contou ainda com palestras sobre as etapas de criação uma empresa virtual de sucesso, ministrada por Paulo Peres, da Embrasoft; marketing digital, feita por Elias Junior, da empresa Guia-se e a importância do check out para lojas virtuais, proferida por Adriano Ribeiro, do MercadoPago.

Por fim, Fernando Ricci apresentou o Movimento e-MPE, iniciativa da camara-e.net que dá sequência ao Ciclo MPE.net e oferece aos micros e pequenos empreendedores subsídios para aprimorarem seu e-commerce, entre eles o Kit de Competitividade Digital e o Selo Clique e-Valide. Para saber mais sobre eles, acesse. www.cliqueevalide.com.br. No encerramento do evento, a camara-e.net ainda sorteou um notebook entre os presentes. “Com a participação no Ciclo MPE.net, os moradores de Porto Velho tiveram a oportunidade de ampliar habilidades profissionais e visualizar novas estratégias para incrementar a renda familiar”, concluiu Ricci.

ver o album
QUANDO FOI:

23/04/2015

ONDE:

SENAC Porto Velho

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae