Do Ciclo MPE.net

Últimas do Ciclo

01/11/2017

Empreendedores de Vitória participam de palestras da camara-e.net e conhecem novas soluções para o e-commerce

Evento foi realizado na capital capixaba com o patrocínio dos Correios, BNDES, Braspag, Xtech Commerce e o apoio do Sebrae-ES.

CLIQUE AQUI E ACESSE O ÁLBUM COMPLETO DE FOTOS DO EVENTO

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) realizou no dia 31 de outubro, em Vitória (ES), a 17ª etapa do Ciclo MPE.net, evento que capacita micros, pequenos e médios empreendedores para atuar no e-commerce. O auditório da TV Gazeta, afiliada da Globo, foi o palco do encontro, que reuniu cerca de 80 participantes.

Participaram da abertura do evento a gerente regional dos Correios, Patrícia Ribeiro Maciel Teubner, que destacou o potencial empreendedor da região; o representante do BNDES, André Luís de Barros Lima, e o analista de e-commerce do Sebrae-ES, André Rabbi Scandiani.

Ciclo MPE.net 2017 tem o patrocínio máster do BNDES, dos Correios e do Governo Federal, além do patrocínio das empresas BraspagGS1 BrasilLoja Integrada e Xtech Commerce.

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo consultor do Sebrae-ES, Adelson Pereira do Nascimento, que falou sobre a importância do planejamento para o sucesso de um e-commerce bem como de qualquer negócio. Na sequência, o gerente de encomendas de e-commerce dos Correios de Brasília, José Adauton Ferreira, apresentou as novidades da estatal para as micros e pequenas empresas, entre elas o lançamento do serviço LOG +, que possibilita que as MPEs deixem aos cuidados dos Correios toda parte de armazenagem dos produtos, gestão e estoque.

Ferreira iniciou sua apresentação exibindo um vídeo dos Correios que mostra como as vendas pela internet já fazem parte da cultura do brasileiro, podendo ser uma experiência completa para o consumidor. Clique abaixo e confira o vídeo.

Alfredo Soares (foto abaixo), fundador e CEO da Xtech Commerce, deu dicas sobre como escolher a plataforma ideal para cada negócio, enquanto André Luís de Barros Lima, representante do BNDES, explicou como o empresário pode aumentar a chance de conseguir crédito para investir na pequena empresa e as vantagens do Cartão BNDES.

Ciclo MPE.net de Vitória ainda contou com palestras sobre meios de pagamento para o e-commerce, apresentada pelo coordenador comercial da Braspag, Gustavo Mantovani; e estratégias de marketing digital, conduzida por Daniel Santos, COO da Vende Mais Club.

OFICINA

No dia seguinte, os participantes do Ciclo MPE.net que estão prestes a abrir sua loja virtual, participaram de uma oficina no auditório do Sebrae-ES e conheceram as funcionalidades de algumas ferramentas muito úteis para o planejamento e a gestão de um comércio eletrônico. O Sebrae mostrou, por exemplo, a aplicabilidade do CANVAS, um quadro que ajuda a organizar as ideias, objetivos e ações para quem quer montar um negócio. Já os Correios explicaram as dimensões máximas e mínimas de embalagens e pacotes que podem ser transportados pela empresa, e como funciona o SIGEP WEB, Sistema de Gerenciamento de Encomendas e Pacotes.

O coordenador comercial da Braspag, Gustavo Mantovani, detalhou as diferenças sobre os meios de pagamento na internet, falou sobre antifraude e conciliador e deu dicas para quem está iniciando no e-commerce. Por último, a Xtech Commercedesmonstou, na prática, como montar a loja virtual.

REPERCUSSÃO NA MÍDIA

Ciclo MPE.net foi destaque em alguns veículos de comunicação de Vitória (ES) e região. O site G1 divulgou a programação completa do evento, convidando os moradores para participar.

blog dos Correios também foi publicou matéria sobre os seminários.

 

Fotos e reportagem: Letícia Martins, assessora de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)

Parceiros:
Braspag
GS1 Brasil
Loja Integrada
Xtech Commerce
Apoio:
MercadoLivre
Sebrae
ESPM
Realização:
camara-e.net